As inscrições serão realizadas de 5 a 20 de outubro de 2016, exclusivamente, via internet. A taxa é de R$ 60 e poderá ser paga em qualquer agência bancária. No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar uma das categorias a concorrer: Pessoa Surda ou Pessoa Ouvinte. O candidato concorrerá dentro da categoria escolhida.
Para efeito de inscrição serão considerados documentos de identificação: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos Militares, pelos Institutos de Identificação; Passaporte; Certificado de Reservista; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação; entre outros especificados no edital.
Será concedida isenção total do pagamento de inscrição àqueles que estão concluindo em 2016 o Ensino Médio, ou outro curso equivalente, em Escolas ou Instituições da Rede Pública de Ensino, localizadas no Estado do Pará; e Pessoa com Deficiência (PcD), nos termos da Lei Estadual nº 6.988, de 02 de julho de 2007. O período de solicitação de isenção é de 5 a 13 de outubro.
As provas serão realizadas em Belém e Marabá. Para o Processo Seletivo, os interessados devem saber o nível básico de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O certame possui duas fases. A primeira consiste em prova de proficiência em Libras e a segunda de prova objetiva e redação.
A primeira fase, programada para 11 de novembro, será feita por meio da apresentação de um vídeo com 20 questões. Cada questão será exibida três vezes, com intervalo de cinco segundos. As questões serão de múltipla escolha. Ao final da apresentação, o candidato terá 15 segundos para marcar a resposta no Boletim de resposta.
A segunda fase, agendada para 8 de janeiro, será composta de 20 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, nas quais apenas uma estará correta. A prova de redação será avaliada por uma banca composta por docentes da Uepa. Mais informações no edital.