Entre as equipes vencedoras está a startup “Aminotec – Tecnologia com Aminoácidos” do IFMT – Campus Diamantino, com um aparelho que atrai e mata o mosquito da dengue.
Segundo o professor do IFMT Giovani Spinola e orientador da equipe Aminotec, a intenção era criar uma armadilha para os mosquitos. “Desenvolvemos um dispositivo que utiliza como base aminoácidos, que tem a capacidade de atrair os mosquitos, ou seja, criamos uma armadilha para matar os insetos”, disse.
Outra equipe também premiada foi a startup “Toper Bio – fraldas biodegradáveis” do IFMT – Campus Juína, que substituiu o plástico tradicional usado na confecção por um plástico de polímero natural feito a partir do amido da mandioca.
Mariana Nunes, uma das integrantes da equipe, falou do projeto e dos benefícios de uso do plástico biodegradável. “Substituímos o plástico de uma fralda tradicional, feita a partir do petróleo, por um bioplástico feito a partir do amido da mandioca, de forma ecológica e viável, por se tratar de um recurso natural renovável, com uma rápida decomposição em até 6 meses, diferente de uma fralda tradicional que demoraria até 600 anos para se decompor”, disse.
Conheça as startups vencedoras no Células Empreendedoras:
1º Lugar – Aminotec – Dispositivo para atração e morte de mosquitos: Dispositivo contendo fórmula de Aminoácidos capaz de atrair e matar mosquitos e atuar na prevenção de doenças como: Febre Amarela, ZIKA, Dengue e Chikungunya. Composta por: Isabelly Holtman, Anna Clara Capistrano, Bianca Oliveira e Raphael Barroso – alunos dos cursos técnico integrado ao ensino médio do IFMT – Campus Diamantino.
2º Lugar – Toper Bio – Fraldas Biodegradáveis: Fraldas e absorventes feitos com plástico biodegradável a base de mandioca. Composta por: Mariana Sacht Nunes, Wagner Leandro Júnior, Anderson de Brito Almeida, Marcos Vinicius de Araújo Schmitt, Wanderson Perondi Lopes, Evandro Carlos de Oliveira – alunos dos cursos técnico integrado ao ensino médio do IFMT – Campus Juína.