Os candidatos podem fazer o simulado por computador, tablet ou pelo aplicativo que está disponível para Android. O simulado tem 80 questões, divididas em 2 áreas, podendo ser resolvido em até 4 horas. O tempo de participação é cronometrado e não permite pausas. Do total de questões, 75% são novas.
Os alunos que não tiverem acesso à internet em casa, o poderão fazer o simulado na própria escola.Ao finalizar o simulado, o aplicativo disponibiliza ao candidato o acesso a um ranking geral de todos os candidatos interessados no mesmo curso, também fica disponível o desempenho do estudante, mostrando sua nota atual e a nota de corte do curso desejado.
A nota de corte do simulado não é válida para concorrer a uma vaga nas universidades.A quarta e última edição do simulado terá início no dia 8 de outubro e contará com 45 questões por área, totalizando 180 questões, com 2h15 de realização em cada caderno, assim como no Enem.
A aplicação das provas do Enem 2016 acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro de 2016, com 180 questões, divididas em 4 áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos.