Setas viabiliza 100 vagas para cursos profissionalizantes, em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) viabilizou, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT), 100 vagas para cursos profissionalizantes na modalidade semipresencial. As inscrições serão abertas na Caravana da Transformação, que ocorre no próximo fim de semana, sábado (16.07) e domingo (17.07), em Barra do Bugres (168 km a médio-norte de Cuiabá).

Durante a ação, serão disponibilizadas 50 vagas para o curso de assistente administrativo e outras 50 vagas para assistente de contabilidade, cada um com 160 horas-aula. A carga horária presencial dos cursos é 20%. Dessa forma, 128 horas são realizadas a distância e 32 horas são realizadas presencialmente.

Para acesso aos cursos, o candidato deverá atender os seguintes requisitos: ter no mínimo 15 anos completos; Ensino Fundamental completo (6º ao 9º Ano);  ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais, aulas práticas em laboratório ou visitas técnicas; ·ter acesso à internet. Os cursos serão realizados em uma escola local, que possui acesso à internet, para garantir que todos os inscritos tenham condições de concluir a qualificação.  

Para fazer as inscrições, basta que os interessados compareçam até o Parque de Exposições Deputado Renê Barbour, em Barra do Bugres, tendo em mãos o CPF e RG, comprovante de endereço atualizado (tarifa de água, luz ou telefone) e de escolaridade. Estudantes com menos de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal, com as devidas cópias do RG e CPF.

Orientações

A Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego informou ainda que, servidores do Serviço Nacional de Emprego (Sine) irão realizar uma palestra para os cidadãos, alertando sobre como se portar durante uma entrevista de emprego, como elaborar o currículo, além de dar dicas importantes para entrevista de trabalho.
A intenção é auxiliar a todos na hora de concorrer a uma vaga, visto que cada empresa possui políticas diferentes na hora de escolher um candidato. Também será entregue aos participantes um manual de orientação e etiqueta profissional.
Oportunidade em meio à crise

Conforme o secretário adjunto de Trabalho e Emprego, Samir Prado, em épocas de crise encontrar um emprego é uma tarefa extremamente complicada. “Estamos cientes desta crise nacional. Temos buscado parcerias para investir em qualificação profissional, com cursos de aperfeiçoamento. O objetivo é oportunizar que pessoas em situação de vulnerabilidade sejam inseridas no mercado de trabalho. Somente com a qualificação isso é possível. Este é um legado de transformação que estamos deixando para essas pessoas quando a Caravana for embora”, enfatizou.
Ciente deste desafio, o Senai-MT atua como importante parceiro, dando prioridade para a educação profissional como maneira de emancipar o indivíduo pelo trabalho. Por meio de um projeto educacional que visa à formação de cidadãos capazes de atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa no ambiente de trabalho e na vida cotidiana, a instituição prioriza o processo permanente de aprendizagem e de incorporação de conhecimentos gerados pelo progresso científico e tecnológico.
Parceiros

Para realizar a Caravana da Transformação, o Governo do Estado conta com diversos parceiros, divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.
Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade