A aula inaugural da segunda turma foi realizada na Câmara Municipal de Iranduba. Ao todo 41 crianças e adolescentes se inscreveram no projeto e durante um ano, irão receber treinamento para atuar nas mais diversas situações que envolvem a sociedade. Entre as atividades estão: noções de salvamento (aquático, pré-hospitalar, rapel), teoria de combate a incêndio, educação ambiental, de trânsito e informática.
No projeto, os alunos são avaliados com frequência e atingindo as metas propostas, são promovidos a alunos-soldados, alunos-cabos, podendo chegar a patente de oficial.
Aprovação
Em 2016, 50 crianças e adolescentes participaram da iniciativa com 100% de aprovação escolar. O rendimento é um pré-requisito para se tornar um Bombeiro Mirim. No total, 494 crianças participam do projeto que está presente em cinco municípios do Estado (Itacoatiara, Parintins, Iranduba, Rio Preto da Eva e Tefé). Todo o trabalho é executado por Bombeiros Militares, com o apoio de voluntários nas áreas de pedagogia, psicologia entre outras especialidades.
O projeto é anual e voltado aos jovens de 7 a 16 anos que tem baixo rendimento escolar e risco social. Os interessados podem procurar as unidades da Corporação dos municípios, para informações sobre o curso e data de inscrição.