Os dados coletados pelos equipamentos indicaram a baixa precipitação de chuvas durante todo o período de monitoramento.
Em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, o conteúdo de geografia ensinado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental foi além da sala de aula. Os alunos construíram três pluviômetros – equipamento utilizado para medir a quantidade de chuva em determinado local – e monitoraram diariamente o tempo e as condições atmosféricas na cidade durante quatro meses.
O projeto, realizado com estudantes da Escola Estadual Deuzalina Pinto Ribeiro, foi coordenado pelo professor de geografia Pedro Pontes. Segundo ele, os pluviômetros foram instalados nas casas de três alunos em diferentes locais do município, entre os meses de julho a novembro de 2022. Considerando o período analisado, as informações coletadas pelos equipamentos indicaram o mês de agosto como o mais seco e com menor ocorrência de chuvas, no município.
Os resultados disponibilizados pelos pluviômetros desenvolvidos no projeto correspondem com os dados oficiais da Agência Nacional das Águas (ANA) para a cidade, seguindo o comparativo elaborado pelo professor Pedro Pontes.
“Destacamos que os pluviômetros artesanais são uma importante ferramenta no monitoramento das precipitações, apesar de necessitarem da verificação diária de um observador para o registro dos dados. No entanto, consideramos que sua principal função seja a de possibilitar a educação ambiental, através da correlação das medidas registradas pelos alunos, com os acontecimentos do dia a dia da cidade”, destacou Pedro Pontes.
Aplicação
Os dados coletados pelos equipamentos também indicaram a baixa precipitação de chuvas durante todo o período de monitoramento, o que é comum nessa época do ano na Amazônia, provocando, inclusive, a redução significativa no nível do rio Solimões, ressaltou o professor.
Com a aplicação do projeto, os alunos puderam analisar, compreender e atestar, na prática, os fenômenos meteorológicos que eles mesmos vivenciam no município, como a ausência de chuvas em determinada época do ano e a vazante dos rios, por exemplo.
Ciência básica
Confeccionado com o uso de garrafas PET recicladas, os pluviômetros foram desenvolvidos no âmbito do projeto ‘Que toró foi esse? Identificando os níveis de precipitação com o uso do pluviômetro caseiro em Santo Antônio do Içá, Amazonas’, fomentado pela Fapeam via o edital Nº 004/2022 do PCE.
O coordenador celebrou o investimento da Fundação no que ele chamou de “alfabetização” científica dos alunos nos níveis básicos de ensino. A ação foi apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).