Programa Jovens Embaixadores 2021 está com inscrições abertas

O público alvo do são jovens empreendedores que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social

As inscrições para a 20ª edição do Programa Jovens Embaixadores estão abertas e seguem até o dia 7 de março. O Programa é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada dos Estados Unidos da América. A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil anunciaram o processo seletivo com 33 vagas para o programa em 2021. As inscrições poderão ser feitas acessando o Facebook do programa: https://www.facebook/JovensEmbaixadores/ ou através do link: www.jovensembaixadores.org.br.

O público alvo do Programa Jovens Embaixadores são jovens empreendedores que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. Para participar do programa, os candidatos devem possuir todos os pré-requisitos exigidos, entre eles, ter nacionalidade brasileira; possuir entre 15 e 18 anos durante a duração do programa; ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º ano do Ensino Médio em 2020. Os alunos que iniciarão o 1º ano em 2021 não poderão se candidatar.

Os estudantes devem ainda possuir perfil de liderança, ter uma boa fluência oral e escrita na língua inglesa, ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; jamais ter viajado aos Estados Unidos; pertencer a família de baixa renda; ter excelente desempenho escolar; estar atualmente engajado em iniciativa de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses; ser comunicativo, possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade também estão entre os requisitos. O intercâmbio nos Estados Unidos está previsto para julho de 2021.

Todos os pré-requisitos são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do candidato. Para iniciar o processo de inscrição, os candidatos devem, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa, informar o nome completo e endereço de e-mail; em seguida, é necessário fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema online do Programa Jovens Embaixadores. Os candidatos receberão um e-mail no endereço informado para que possam validar e ativar a sua conta e, sempre que quiserem acessá-la, deverão informar o endereço de e-mail validado e a senha.

O Programa Jovem Embaixador conta também com o apoio institucional das empresas FedEx, IBM e MSD, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da USBEA, do Grupo + Unidos – fundo de investimento social colaborativo formado por empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil e da PLT4Way – iniciativa de Impacto Social no Ensino de Língua Inglesa. Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é implementado em todos os países do continente americano. Desde que foi criado, já participaram do programa 677 jovens brasileiros dos mais variados estados.

A realização do intercâmbio presencial nos Estados Unidos depende das condições de saúde e segurança, uma vez que o mundo continua em alerta e com restrições devido à pandemia da Covid-19. Caso não seja possível realizar o intercâmbio presencial em julho de 2021, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio virtual em formato interativo e inovador.

Em 2020, foram selecionadas as estudantes Jamylle Gomes Santos Oliveira, estudante do Ensino Médio no Colégio Militar Bombeiros 2 de Julho, em São Luís; e Sarah Emanuele de Sousa Oliveira, estudante do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Açailândia.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: jovensembaixadores.ma@gmail.com ou pelo edital disponível no portal da Seduc. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade