Uma das obras dos Salesianos em Manaus, o Pró-Menor Dom Bosco, completa 35 anos no bairro Alvorada este ano. O projeto ajuda jovens da cidade por meio de cursos profissionalizantes a entrar no mercado de trabalho. Mais de 20 mil jovens foram atendidos na instituição durante este tempo e a comemoração das Bodas de Coral acontece nesta sexta-feira (14).
Sétimo diretor do projeto, o Padre Gennaro Tesauro contou ao Portal Amazônia que o projeto é uma importante ferramenta de inclusão. “Assumi esse ano e é uma experiência nova para mim. Eu sempre trabalhei na área de colégio, e entrar para este campo do profissionalizente é gratificante porque vemos a utilidade desse tipo de projeto na preparação de aprendizagem e para o mercado para os nossos jovens”, destacou.
Segundo o padre Gennaro, o interesse dos estudantes têm crescido. Para o próximo ano, foram ofertadas 1,5 mil vagas e mais de quatro mil jovens entre 15 a 20 anos mostraram interesse nos cursos de auxiliar administrativo (semanal), auxiliar administrativo, auxiliar de serviços de vendas, auxiliar de linha de produção, mecânica de motos e mecânica veicular. “Os jovens mais buscam administração por ser uma área ampla”, afirmou. Os cursos são apadrinhados por empresas.
Este é o caso de Taís Aguiar. Aos 18 anos, a jovem conclui o ensino médio este ano, mas já conquistou uma oportunidade na área administrativa, curso que escolheu. “O Pró-menor é muito famoso por dar oportunidade para os jovens. Consegui porque me interessei pelos cursos e hoje sou aprendiz aqui mesmo”, contou.
Impossibilitada de ser contratada por uma empresa em que começou como menor aprendiz, Taís foi encaminhada ao Dom Bosco, onde passou pela coordenação de cursos e agora é parte da equipe do serviço social. “O projeto é ótimo porque a gente cria responsabilidade e já tem qualificação. Assim já sei como é o mercado, como me comportar em uma entrevista de emprego e no trabalho. Recomendo, pois sei que vão gostar muito, depois que a gente entra é diferente, é muito legal”, disse a jovem que se prepara para cursar direito.
Pró-menor
Em 1979, junto a uma cadeia de menores infratores no Instituto André Araújo de Melo Matos, no bairro Alvorada em Manaus, o Padre Marcelo Bertolusso criou uma comunidade de voluntários para oferecer algo mais construtivo à elee. Assim nasceu, em 1981, através do Centro Comunitário, a Cooperativa do Picolé e o grupo de Manutenção que os profissionalizava. Batizada de Pró-Menor Dom Bosco em 1983, o projeto completa 35 anos este ano.
A comemoração conta com a participação do Provincial da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA), do Padre Francisco Alves de Lima (Padre Chicão), representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Manaus e das empresas apoiadoras de ações realizadas no Pró-menor Dom Bosco junto aos jovens. Voluntários que fizeram parte da iniciativa também participam. Para mais informações: (92) 2101-3400.