Primeiro Centro Tecnológico em robótica é inaugurado em escola pública no Amapá

Para fomentar conhecimentos sobre robótica e tecnologia, serão implantados laboratórios em escolas de 16 municípios do Amapá até 2024. Primeira inauguração aconteceu em Santana.

Para estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia aos jovens do Amapá, o projeto Samaúma Tech foi lançado pelo governo. Ele visa promover a abertura de mais espaços estimuladores de tecnologia nos municípios do Estado.

A Escola Estadual Augusto Antunes, localizada no município de Santana, foi a primeira a utilizar o ‘Centro Tecnológico em Robótica’, um espaço com diferentes equipamentos, como: computadores, kits de robótica, softwares de programação, rede de internet, jogos educativos e outros.

Foto: Evandro Vilhena/Seed AP

Mais de 500 professores serão capacitados neste novo método, reforçando o conhecimento de cerca de 6 mil estudantes. O Objetivo é que as práticas tecnológicas se tornem comuns em sala de aula, estimulando novos mercados e a empregabilidade do jovem.

O projeto do governo do Estado possui uma parceria com as secretarias de educação de cada município, com investimentos parlamentares de R$6 milhões, articulados pelo senador Davi Alcolumbre, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A secretária de Educação do Estado, Sandra Casimiro, destacou que um mapeamento será realizado no Amapá, de escolas municipais e estaduais, para que estes recursos possam ser implementados. Ela afirmou que é necessário aplicar as novas tecnologias à educação.

“A inovação está em nossas mãos, no telefone, então é essencial também ensinar para o nosso aluno como estes aparelhos funcionam. Essa escola funciona em tempo integral, e terá um eixo de educação profissional com esta temática”, 

disse.

Equipamentos de tecnologia e inovação na escola pública de Santana. Foto: Evandro Vilhena/Seed

Indústria 4.0 

Essa nova implementação, nas escolas de ensino público, é uma tecnologia da indústria 4.0, que conceitua o aumento da eficiência da utilidade de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, integrando o país em cadeias globais de valor.

Centro de Robótica em Santana promove a inovação e tecnologia. Foto: Evandro Vilhena/Seed

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Portal Amazônia responde: qual a função de uma ‘área de preservação permanente’?

As APP são consideradas um instrumento essencial à política de preservação ambiental.

Leia também

Publicidade