Realizar pesquisas socioeconômicas e de satisfação e identificar o perfil dos usuários dos serviços prestados pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), contribuindo com o planejamento de políticas públicas de saneamento e com o serviço de água. Esse é o objetivo do projeto ‘Estudo do sistema de abastecimento de água e esgoto do estado do Amapá’, que será realizado a partir de um acordo de cooperação técnico-científica assinado nesta segunda-feira (12) entre a Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a empresa estatal, em Macapá.
A reitora da Unifap, Eliane Superti, enfatizou durante o evento que o termo de cooperação une a Unifap e a Caesa em prol da população. “Essa conjugação de esforços no sentido de aproximar as duas instituições públicas que têm o atendimento à população como foco é muito importante, (…) pois colocará a Unifap à disposição para que todo esse esforço possa, de fato, chegar a êxito. Que a nossa sociedade se beneficie com o acordo”, desejou.
O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, também ressaltou a importância da parceria entre as duas instituições para o benefício da população e que a Caesa dará todo o suporte necessário para que a Unifap desenvolva as pesquisas e ações do projeto. “Quem ganha com isso é a população, não só da cidade de Macapá, pois a nossa intenção é expandir também para outros municípios como Santana”, informou.
A possibilidade do envolvimento de docentes e acadêmicos da Unifap no projeto foi lembrada pelo coordenador do projeto, Manuel Pinto. “Por meio do Laboratório de Ciências Sociais, esse projeto vai permitir que possamos trazer nossos alunos para a prática da pesquisa. É muito satisfatório celebrar esse termo de cooperação, muitos produtos sairão desse projeto e a Caesa poderá obter mais informações acerca de seus usuários para planejar políticas públicas mais justas e ampliar o horizonte do abastecimento de água e esgoto para toda a sociedade”, disse.
O projeto
‘Estudo do sistema de abastecimento de água e esgoto do estado do Amapá’ é um projeto que coletará informações que serão necessárias para conhecimento de quais melhorias serão aplicadas com a implementação de novas obras de saneamento em Macapá.
As pesquisas serão desenvolvidas por professores e acadêmicos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) que serão responsáveis pelo trabalho de campo (entrevistas e observações), sob a coordenação do Laboratório de Ciências Sociais da Unifap. A Caesa disponibilizará os recursos necessários para a realização do projeto e fará a seleção dos estudantes junto com a Unifap. Inicialmente, o acordo está previsto para ter a duração de três anos.
No decorrer da parceria, serão executadas ações como o levantamento socioeconômico de usuários, o desenvolvimento de atividades educativas (palestras, cartilhas, vídeos, teatro) ressaltando a importância da utilização racional dos recursos hídricos, a publicação de um livro sobre a história da Caesa, estudos sistematizados (monografias, dissertações, teses) sobre as políticas públicas na área do saneamento básico no estado do Amapá, entre outras.