Estão sendo oferecidas, ao todo, 239.716 vagas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.
O período de matrícula dos aprovados começa amanhã (30) e vai até 7 de fevereiro. Mas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) o calendário é diferente, e será de 5 a 9 de fevereiro.
A coordenadora de matrícula da Ufam, Jeane Lima, explica que a antecipação do resultado do Enem pelo MEC e, consequentemente, do calendário de inscrição no Sisu e matrícula nas instituições, não permitiu que a universidade acompanhasse o calendário estabelecido nacionalmente.
“Já havíamos divulgado nosso Edital de matrícula (Edital Nº 003/2018 – Matrícula Institucional), o qual estabelece o período de 05 a 09 de fevereiro para matrícula. Em demais datas, o auditório Eulálio Chaves, onde realizamos as matrículas, já está reservado para solenidades de outorga de grau. Mas asseguramos que essa diferença de período de matrícula não é motivo de preocupação, porque a Ufam tem até o dia 16 de fevereiro para efetivar todas as matrículas”, disse a coordenadora.
A Ufam oferece, através do Sisu, 1.895 vagas para ingresso no 1º e 2º semestres de 2018, no campus de Manaus e 825 vagas com ingresso no 2º semestre de 2018 para os campi do interior nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação utilizado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).