Estudantes da rede estadual discutem violência contra a mulher em concurso de redação, música e teatro

Quinze estudantes classificados no 7º Concurso Estadual de Prevenção à Violência contra as Mulheres receberam as medalhas dos organizadores e apoiadores da ação, nesta terça-feira (10), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM). Os alunos premiados foram os três primeiros colocados nas categorias: Cartazes; Redação 1, para o ensino fundamental; Redação 2, para o ensino médio; Música; e Teatro.

Foto:Cleudilon Passarinho/Governo do Amazonas 

Os estudantes receberam medalhas, e o primeiro lugar de cada categoria ganhou um celular doado pelo Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia (Sidia), parceiro da ação promovida pelas secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Educação e Desporto e com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim).

Letícia Gondim, de 14 anos, aluna do 1ª ano do ensino médio na Escola Frei Silvio Vagheggi, no Centro de Manaus, ficou em primeiro lugar na categoria Teatro com uma peça que retratou as violências físicas, morais e sexuais. Ela e os colegas se apresentaram para o público presente na premiação. A encenação foi montada a partir de sugestões dos atores, que colocaram casos presenciados.

“A peça foi para retratar a violência e discriminação contra a mulher quando ela quer fazer o que quiser, na hora que quiser. A cada dia que fomos ensaiando, a gente foi procurando saber mais sobre a violência e a vida dos colegas para podermos ajudar de alguma forma. Não foi só uma aula de teatro que tivemos com os alunos da UEA, foi uma ajuda, porque a gente entendeu que não podemos fazer tudo sozinhos e que nós precisamos de ajuda”, avaliou Letícia.

A secretária executiva adjunta da capital, Arlete Mendonça, ressaltou que é necessário discutir o tema nas escolas. “Todos nós conhecemos ou já ouvimos falar de violência contra mulheres. É um tema que não é de felicidade tratar, mas sabemos que é real e é exatamente nessas atividades que conseguimos impactar positivamente as pessoas, as nossas famílias e confirmamos que a constância na escola, que é um local privilegiado, é onde podemos discutir todos os temas e trabalharmos ao lado do bem”, afirma.

Ganhadores

Cartazes

1º lugar: Valesca Cavalcante, 5º ano, Escola Plácido Serrano, CDE 1 Orientada pela professora Luzia Nascimento.
2º lugar: Anjelina Siqueira, 5º ano, Escola Ayrton Sena, CDE 7. Orientada pela professora Maria do Perpétuo Socorro Oliveira.
3º lugar: Mariele Arbella, 5º ano, Escola Santa Terezinha, CDE 3. Orientada pela professora Joice Fernandes.

Redação 1

1º lugar: Hanna Reis, 9º ano, Escola Alfredo Campos, CDE 2. Orientada pela professora Dina Reis.
2º lugar: Heloisa Souza, 7º ano, Escola Prof. Roberto Vieira, CDE 7. Orientada pelo professor Ezequias Ferreira.
3º lugar: Elias Albuquerque, 9º ano, Escola Dom Milton Correa, CDE 6. Orientado pela professora Simone Machado.

Redação 2

1º lugar: Letícia Felix, 3º ano, Escola Prof. Ruy Alencar, CDE 7. Orientada pelo professora Liliane Silva.
2º lugar: Ana Silva, 3º ano, Escola Dep. Josué de Souza, CDE 5. Orientada pelo professor Valdemir Costa.
3º lugar: Eloisa Nascimento, 3º ano, Ceti Gilberto Mestrinho, CDE 2. Orientada pelo professor José Filho.

Música

1º lugar: Carlos Silva, Rafael Coelho, William Nunes, Harrison Mori, João Bisneto e Jairo Junior, 2º e 3º anos, Ceti João Braga, CDE 7. Orientados pelo professor Alex Souza. Música “Útero do mundo”.
2º lugar: Hemilly Cunha, 1º ano, Escola Jairo Rocha, CDE 5. Orientada pelo professor Feliz Jaqtinon. Música “A força da mulher”.
3º lugar: Jeferson Medeiros, 3º ano, Escola Maria Calderaro, CDE 3. Orientado pela professora Thaise Alves.

Teatro

1º lugar: Letícia Gondim, 1º ano, Escola Frei Silvio Vagheggi, CDE 1. Orientada pela professora Larissa Penha.
2º lugar: Mileide Vieira, Mayra Graziely, Matheus Oliveira, Raquel Silva, Lucas Oliveira e Lucas Belleza, 2º ano, Escola Ernesto Pinto Filho, CDE7. Orientados pelo professor Ivan Batista.
3º lugar: Dhiuly Caldas, 1º ano, Escola Prof. Jacimar da Silva Gama, CDE 2. Orientada pela professora Guilianne Zagury.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dossiê “Amazônia contra o Antropoceno” aborda sociodiversidade da região

Na publicação constam nove artigos de arqueólogos, antropólogos e ecólogos, indígenas e não indígenas.

Leia também

Publicidade