Amazônia das Palavras: expedição literária navega 1.300 Km pelos rios Madeira, Amazonas e Negro

A 3ª edição acontece entre 30 de abril e 17 de maio em municípios de Rondônia e do Amazonas

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Edição. A expedição literária começou em 30 de abril e segue até o dia 17 de maio navegando 1.300 Km pelos rios Madeira, Amazonas e Negro. 

As atividades são realizadas em escolas públicas da rede de ensino, atendendo estudantes, professores, profissionais da educação e comunidades e percorre municípios de Rondônia e do Amazonas: Porto Velho (30/04), Humaitá (02/05), Manicoré (06/05), Novo Aripuanã (08/05), Borba (10/05), Nova Olinda do Norte (13/05), no Rio Madeira, Itacoatiara (15/05), no Rio Amazonas e Manaus (17/05), no Rio Negro.

Foto: Divulgação

Oficinas literárias

Em cada uma das oito cidades visitadas pelo projeto, as ‘Oficinas literárias’ são realizadas de forma gratuita, cada uma com oito horas/aula e com educadores da região amazônica e de outras regiões do país. Conheça as Oficinas:

‘Mitos e Histórias Indígenas’, com o professor Yaguarê Yamã;
‘Slam – A Poesia Falada’, com a professora Roberta Estrela D´Alva;
‘Produção de Textos Literários’, com o poeta Dori Carvalho;
‘A Palavra Animada’, com o professor Marcos Magalhães;
‘Música e Literatura’, com o professor Thiago Thiago de Mello;
‘Como Utilizar o Cinema em Sala De Aula’, com a professora Bete Bullara;
e ‘Literatura e a Moda’, com a professora Marcela Kopanakis Segismundo.

No período noturno, o projeto conta com Aulas Magnas:

‘Aula Magna Batalha de Slam’, com a Professora Roberta Estrela D’Alva, nas cidades de Porto Velho/RO (30/04) e Nova Olinda do Norte/AM (13/05);
‘Aula Magna: Poesia necessária para a vida – Leres, escreveres, dizeres e viveres’, com o Professor Dori Carvalho, nas cidades de Humaitá/AM (02/05) e Novo Aripuanã/AM (08/05);
‘Aula Magna: Basta se lembrar, nada vai sumir’, com o Professor Thiago Thiago de Mello, na cidade de Borba/AM (10/05);
‘Aula Magna: Identidade Amazônica’, com o Professor Yaguarê Yamã, na cidade de Manicoré/AM (06/05);
e ‘Aula Magna da Babilônia à Amazônia, Uma História da Diáspora’, com o Professor e Escritor Márcio Souza, nas cidades de Itacoatiara/AM (15/05) e Manaus/AM (17/05).

Foto: Divulgação

Em todas as cidades visitadas pelo ‘Amazônia das Palavras – Terceira Edição’, após as Aulas Magnas, acontece o Espetáculo Circense “Silêncio Total”, com o Palhaço XUXU, interpretado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos. Na cidade de Manaus, no dia 17 de maio, acontece ainda a homenagem ao escritor Márcio Souza.

Nas oito escolas públicas, serão plantadas mudas de Pau-Brasil, como um compromisso de sustentabilidade do projeto com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e contribuir com a restauração ambiental. Também serão realizadas doações de livros, como incentivo a leitura e o conhecimento.

O ‘Amazônia das Palavras – Terceira Edição’ conta com o patrocínio do Google, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Marketing Cultural: BFV Cultura e Esporte. Apoio Cultural: Da Gaveta Produções, Byor Filmes, Agojie – Blacks Conscientes Bravos , Acapulco Filmes e INCENTIV

Realizaçāo Associaçāo Mapinguari.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Ponto de não retorno: a Amazônia não tem tempo a perder

Propostas para evitar o pior cenário incluem zerar o desmatamento, restaurar áreas degradadas e criar condições para que povos locais produzam riqueza enquanto colaboram para conservar o bioma.

Leia também

Publicidade