Estudantes do Amazonas conquistaram quatro medalhas durante participação na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras (World Mathematics Invitational 2019 ‘WMI’), no Japão, que aconteceu entre os dias 15 e 19 de julho, na cidade Fuokohama. O grupo que participou do evento é formado por dezesseis alunos e professores dos Colégios Militares da Polícia Militar 3 e 5 (CMPM 3 e CMPM 5).
A equipe foi selecionada para a competição após ganhar medalhas na Olimpíada Nacional de Matemática sem Fronteiras, que aconteceu no mês de abril. Os alunos amazonenses disputaram, individualmente, contra representantes de outros países em provas com questões e respostas na língua inglesa.
Eles conquistaram 4 medalhas, sendo uma de prata do aluno do CMPM 5, Álvaro José, e outras 3 de bronze de Heloiza Bentes, do CMPM 3, Victor Hugo e Maria Beatriz, do CMPM 5. Outras sete medalhas honrosas foram entregues para estudantes amazonenses que participaram da WMI.
Eloiza Bentes, medalhista de bronze, conta que foram dois dias de viagem muito cansativos. Eles receberam estadia da comunidade brasileira no Japão, que os levou para conhecer e explorar lugares, na cidade Fuokohama.
“De início ficamos assustados e tensos, pois estávamos levando uma responsabilidade muito grande, visto que não fomos representar apenas o nome da escola, mas também o Amazonas e o Brasil, e por ser uma prova com um nível de dificuldade muito alto, com um idioma diferente. Mesmo com essas dificuldades, conseguimos uma nota muito boa nas provas”, comemorou Eloiza.
WMI é uma iniciativa conjunta da Asian Math Sci League, Thai Talent Training, Malaysia Mathematics Society e Edukultur Indonesia, com o propósito de estimular o interesse pela matemática e incentivar a melhoria do seu conhecimento. É uma competição individual para escolas convidadas pelas secretarias regionais da WMI e podem participar estudantes do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
A Rede POC é uma instituição privada de intercâmbio científico juvenil com 20 colaborações internacionais, cujo objetivo é a excelência na educação através do estímulo ao interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação. O Programa de Olimpíadas da Rede POC, que é organizador oficial da Olimpíada no Brasil, acontece todo dia 30 de maio. Ela foi como convidada a Secretaria Regional da WMI no Brasil.
Fernanda Paula de Sousa, mãe do Levy Gabriel, um dos participantes da competição no Japão, conta que foi uma alegria muito grande para o grupo quando receberam a notícia de que umas das alunas havia ganhado a medalha de bronze.
“Foi uma dificuldade muito grande pela prova ser em inglês e ter um tempo cronometrado, mas eles tiveram um resultado positivo, e ficaram muito alegres com medalha que a Heloiza ganhou. Apesar dos obstáculos, eles continuam lutando para ter um futuro melhor. O feito deles foi incrível, eles são guerreiros e vitoriosos”, disse Fernanda.
Fernanda contou que o grupo de estudantes já participou de outras competições, em outros estados e países, e muitas medalhas foram conquistadas.
O tenente do CMPM 3, Alysson Lima, lembrou que os estudantes ficaram muitos surpresos com o convite, já que estavam aguardando pelo resultado do nacional e, quando souberam, as suas expectativas para a competição aumentaram.
“Estávamos com uma expectativa muito grande. A felicidade foi imensa, quando soubemos que umas de nossas alunas recebeu a medalha de bronze, e mais felizes com as outras medalhas do CMPM 5. Esse feito foi muito significativo para nós, pois eles disputaram com alunos que tem um ensino muito mais avançado”, afirmou.
A equipe completa chegou em Manaus na última quinta feira (18), e, nesta quinta-feira (25), foi homenageada na capital amazonense em evento que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
***Com colaboração da estagiária Vitória Souza.