Trabalho de mulheres pescadoras da Amazônia é tema de publicação em Manaus

Quando falamos em pesca na Amazônia só nos vêm à mente os homens. No entanto, as mulheres têm papel ativo nessa função. É o que relata o livro ‘Aqui Estamos – entre as águas dos mares, águas dos rios, nas terras de trabalho na pesca artesanal’, uma coletânea organizada pela professora de Políticas Sociais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Elenise Scherer. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (21), às 19h30, no Musa do Largo de São Sebastião, centro de Manaus
Foto: Reprodução/Funasa
Esta é a segunda coletânea organizada por Elenise, que nos últimos cinco anos tem se dedicado, em parceria com seus alunos de graduação e pós-graduação, a procurar respostas sobre o modo de vida e estratégias de luta dos trabalhadores rurais por políticas públicas e sobre as dificuldades de acesso aos direitos sociais por parte dos pescadores e pescadoras.

O livro tem a participação de outras duas pesquisadoras da universidade: Antonia Mara Diógenes e Vilselia Pires. O objetivo é dar voz às mulheres pescadoras. “É permitir que elas relatem seus desejos e anseios”, disse Elenise.

De acordo com a publicação, um exemplo é o esgotamento da produção da fibra de juta em Parintins, nas décadas de 1960 e 1970, que foi fator determinante para o envolvimento de grupos domésticos liderados por mulheres na pesca de camarão na região. O lançamento faz parte da programação do IV Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Sicasa), que acontece esta quinta-feira (22).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa mapeia 14,3 mil observações de felinos para entender suas interações com humanos

Expansão da atividade econômica no campo afeta diversos biomas, do Cerrado à Amazônia, resultando em paisagens mais fragmentadas, mas os efeitos dessas mudanças sobre grandes felinos selvagens ainda são pouco conhecidos.

Leia também

Publicidade