Terceiro Setor na Educação é tema de evento voltado para escolas particulares

No dia 27, das 14h às 17h, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) realiza, exclusivamente para seus associados, o Seminário Terceiro Setor na Educação. O evento acontece no auditório do The Place Business Center, que fica localizado rua Belo Horizonte, n° 19, em Adrianópolis.

O seminário é promovido em parceria com o Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (Simasa), que traz como palestrante o seu coordenador e especialista em atividades do terceiro setor, Takashi Yamauchi.

Foto: Divulgação

 

Segundo a presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, o evento tem como objetivo apresentar à categoria as legislações e normas do Terceiro Setor como ferramenta de negócios para redução de custos e estratégia capaz de melhorar as vantagens competitivas, além de ser um meio de as instituições privadas contribuírem para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas.O Decreto Federal nº 6.094/07, que destaca a mobilização em torno da melhoria da qualidade da educação básica no Brasil; o Decreto Federal nº 7.746/12, que tem como finalidade estabelecer os critérios e as práticas para a promoção do desenvolvimento das contratações e aquisições sustentáveis; e a exigência do balanço social e do relatório de sustentabilidade com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica nº 15 (NBC T 15) estão entre os assuntos abordados no Seminário Terceiro Setor na Educação.Há, no Brasil, diversos cases de sucesso do setor, entre eles, a Escola Maria Peregrina, de São José do Rio Preto (SP), que oferece ensino desde a educação infantil até o ensino médio. A metodologia de ensino inovadora da instituição é tema frequente de teses e dissertações e já recebeu vários prêmios importantes. A escola trabalha com pedagogia de projetos cujo tema de estudo é escolhido pelas crianças. A partir dele, os tutores vão inserindo as disciplinas obrigatórias como matemática, ciências e história.As crianças também recebem aulas sobre formação política e cidadã e vivenciam na prática a experiência. A escola é estruturada como uma cidade com prefeitura e câmara de vereadores, cargos ocupados pelos próprios alunos eleitos pela comunidade escolar. Outro destaque, de acordo com o palestrante Takashi Yamauchi, se dá devido à Escola Maria Peregrina ser de tempo integral, gratuita, não ter sala de aula e nem grade curricular, e ainda atender apenas crianças em situação de risco.Para ele, existe um grande potencial de desenvolvimento do setor na Amazônia, principalmente se fugir do tradicional modelo de educação e focar em um projeto de equilíbrio e sustentabilidade do meio ambiente.Os mantenedores, gestores, contadores e assessores jurídicos das escolas associadas ao Sinepe-AM interessados em participar do Seminário Terceiro Setor na Educação podem realizar a inscrição na sede do sindicato, que fica no Edifício The Place Business, Sala 1308, Adrianópolis, zona Centro-Sul.O passaporte custa R$ 70 e pode ser pago à vista, depósito bancário, cartões de débito e crédito. Para mais informações: (92) 3631-8446/ 9 9114-2865.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade