A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), disponibiliza para a sociedade civil uma plataforma completa de dados que ilustra a realidade da agricultura familiar dos 141 municípios. A plataforma foi lançada durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar de MT, com a presença do governador Taques e mais de 110 secretários municipais de agricultura.
Pelo link, disponível no site da Seaf na seção ‘Plataforma’, é possível ter acesso a informações sobre os temas: regularização fundiária, crédito, assistência técnica e extensão rural, comercialização, dados sobre o município, entre outros.
Foto: Reprodução/Governo de Mato Grosso
Segundo o Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, a plataforma tem documentos de forma sistematizada e é inédita no Brasil. Servirá para que pesquisadores, estudantes de agronomia e veterinária, entre outros, possam obter informações pertinentes a temática da zona rural.
A plataforma apresenta funcionalidades que possibilitam visualizar dados georreferenciados, na forma de mapas, e a geração de relatórios analíticos, por meio da manipulação pelo usuário de diferentes camadas de informações de acordo com a necessidade e interesse de quem está pesquisando.
saiba mais
Agricultura familiar tocantinense produz 50 mil toneladas de mandioca ao ano
Programa fortalece agricultura familiar em 62 municípios do Pará
Extrativismo do murici gera renda para agricultura familiar em Porto Nacional
“Este portal é importantíssimo para o planejamento das ações referentes à agricultura familiar. Há recursos, há determinação política, há um comando, há uma direção e há um plano. Agora é a hora de colocar esse plano no chão”, afirma o diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, que apoiou o Governo na elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar e do portal.
Com a plataforma, é possível visualizar informações gerais sobre a agricultura familiar estadual de forma integrada auxiliando gestores, profissionais e o público em geral na tomada de decisões sobre projetos, políticas e ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar mato-grossense.
Foto: Divulgação/Iphan
As Superintendências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará e no Amazonas estão organizando uma...