Estudantes de engenharia desenvolvem empresa júnior em Manaus

Para a maioria dos universitários, o momento mais aguardado é começar atuar na sua área de competência, mas muitos acabam não tendo a oportunidade de exercer a função. Pensando nisso, um grupo de alunos do curso de Engenharia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) criou a Coltech Jr., uma empresa júnior que visa o preparo de alunos para a vida empreendedora.

De acordo com o presidente da empresa, Alexandre Krul, a ideia surgiu quando eles conheceram o conceito de uma empresa júnior e decidiram colocar em prática para avançar na profissão. “Nós tivemos o interesse de aplicar nosso conhecimento em sala de aula, ter contato com o mercado antes de se formar e aprender com outras engenharias. A partir disso juntamos um grupo com estudantes das áreas da engenharia civil, mecânica, elétrica e da comunicação”, contou.

Universitários desenvolveram empresa júnior para consultoria. Foto: Divulgação
Ao todo, 30 estudantes participam do projeto e desenvolvem funções específicas. Na presidência da empresa júnior está Alexandre, do curso de engenharia mecânica; o vice-presidente é Ronaldo Dorgam, do curso de engenharia da computação; o responsável pelos projetos é Felipe Santos, do curso de engenharia da computação; o diretor de marketing é Nielison Vasconcelos, do curso de engenharia elétrica; o setor de RH é responsabilidade de Rafael Abecassis e o diretor financeiro é Mateus Fiqueira, da engenharia elétrica.

Na prática

Para os estudantes, a experiência é importante para que eles obtenham a vivência prática direto do mercado, aplicando os conhecimentos adquiridos na sala de aula. O foco da equipe é prestar serviços para Micro e Pequenos Empresários (MPEs) e geralmente são empresários que não tem condições de pagar por serviços de engenharia sênior. Outro fator importante para os universitários é que através da empresa júnior eles conhecem mais sobre as atividades empreendedoras. 
A Coltech Jr. já prestou serviço para uma empresa que instala painéis solares e sistema de aproveitamento de água. “Eles desejam instalar em um terreno vários módulos para mostrar a aplicação de suas tecnologias, e estamos fazendo o serviço de consultoria para eles. É um projeto muito bacana e que a nossa equipe vai aprender bastante. Começamos também a ministrar cursos de Arduíno Básico e Revit, na Ufam”, revelou Krul. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade