Após posse de Almeida, TCE-AM desbloqueia contas do governo

O conselheiro Julio Pinheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou, na tarde desta quarta-feira (10), o desbloqueio das contas do Estado. Pinheiro, que é relator de contas do governo em 2017, atendeu a uma solicitação entregue ao TCE pelo governador interino David Almeida ainda pela manhã , juntamente com o seu termo de posse, assinado na terça-feira (9).

Conselheiro Júlio Pinheiro do TCE-AM determinou o desbloqueio das contas do governo do Amazonas Foto:Divulgação/TCE-AM

De acordo com reportagem publicada no site G1 Amazonas, a decisão deve ser publicada no Diário Eletrônico do TCE ainda nesta quarta-feira. Antes da decisão, as contas estavam abertas apenas para o pagamento de contas essenciais do Estado.O bloqueio foi um pedido do Ministério Público de Contas (MPC-AM), devido a transações suspeitas de mais de R$ 238 milhões do dia 4 ao dia 8 de abril.O TCE-AM determinou ainda que o governo envie documentos e informações para prestação de contas relacionadas às transações identificadas após a cassação até o dia 13 de maio.

Sobre o bloqueio

Na última segunda-feira (8), o conselheiro Júlio Pinheiro, do TCE-AM decidiu bloquear as contas do Estado em virtude de vultosas operações financeiras incomuns, sem motivo declarado, realizadas em apenas quatro dias após a cassação do ex-governador José Melo, que ultrapassaram o montante de R$ 230 milhões. A determinação atendeu a pedido do Ministério Público de Contas (MPC-AM).

Segundo Pinheiro, o bloqueio, feito para evitar um dano irreparável aos cofres públicos, atende a uma representação assinada pelo procurador-oficiante das contas do governo, procurador-geral Carlos Alberto de Almeida, e pelo procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça.O Governo informou do Amazonas, por meio de nota, que os pagamentos realizados a fornecedores “fazem parte de um cronograma rotineiro que visa garantir o funcionamento pleno dos serviços públicos essenciais prestados à população”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade