Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Veleiro Cisne Branco está aberto para visitação no Porto do Itaqui, no Maranhão

Veleiro Cisne Branco está aberto para visitação no Porto do Itaqui, no Maranhão
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, está atracado no Porto do Itaqui e permanece aberto à visitação pública no sábado (15) e domingo (16), no período das 14h às 17h, com entrada gratuita. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em conjunto com a Capitania dos Portos do Maranhão, montou um plano de ação para garantir segurança e conforto para os visitantes na área primária do porto.

A missão da embarcação é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. O navio-veleiro desatracou do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro, para passar pelos portos de Natal, Recife, São Luís, Belém, Fortaleza, Maceió e Vitória. “O Cisne Branco é uma embaixada flutuante”, afirma o comandante do navio-veleiro, o capitão-de-mar-e-guerra João Alberto de Araujo Lampert.

O navio-veleiro foi construído em Amsterdã, Holanda, sob a supervisão da Marinha do Brasil, baseado nos projetos dos últimos clippers do século XIX e incorporado à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000. Possui 76 metros de comprimento, 32 velas e 51 tripulantes. Sua construção se deu na celebração dos 500 anos do Brasil, no ano 2000 – quando fez uma rota semelhante à trajetória empreendida por Pedro Álvares Cabral em 1500.
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
A embarcação saiu do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro e deve encerrar a jornada pelos principais portos brasileiros em 23 de novembro. “É uma grande honra para o Porto do Itaqui receber o Cisne Branco e é também uma oportunidade de aproximação do porto com a cidade”, diz o presidente da Emap, Ted Lago.
Visitação

Tendo em vista as limitações de acesso à embarcação, não é recomendada a visita para crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. Para organização dos grupos, a Emap disponibilizou ônibus e pessoal dentro do porto. Por se tratar de área de segurança, recomenda-se o uso de sapatos fechados, sem salto. Não será permitida a entrada em traje de banho.
Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
O acesso será garantido aos visitantes que chegarem à entrada principal do Porto do Itaqui até as 17h, respeitado o limite de 450 pessoas por dia de visita.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/