A quinta edição será entre 22 a 25 de agosto, com entrada gratuita, no Teatro Amazonas, em Manaus (AM).
O ‘Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte‘ anuncia os 50 filmes selecionados para a programação de 2023. Em sua quinta edição, o festival será realizado de 22 a 25 de agosto, com as principais mostras no Teatro Amazonas e outras atividades em espaços culturais no Centro de Manaus (AM). Todas as atividades são gratuitas.
No total, 16 curtas-metragens concorrem aos prêmios da ‘Mostra Amazônia’. Dedicada exclusivamente para obras dos Estados da Amazônia Legal, a mostra competitiva vai premiar Melhor Filme do Júri e do Público, Direção, dois prêmios de Melhor Atuação, Roteiro, Direção de Fotografia, Montagem, Direção de Arte e Som.
Filmes de outras regiões fora da Amazônia estarão na Mostra Outros Nortes, que terá 12 obras. A Mostra Olhar Panorâmico, que nesta edição terá 10 obras, será exclusivamente on-line com filmes amazônicos que não estão na mostra principal.
Para o público infanto-juvenil, foram selecionados seis filmes na Mostra Olhinho. O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação.
“O quinto Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte chega com um sentimento de que o caminho percorrido desde a primeira edição nos fez chegar à nossa curadoria mais madura e contundente politicamente. Sempre foi uma constante nossa não estabelecer temáticas e estilos muito definidos, tendo em vista a abrangência de ideias e propostas artísticas que a vida nas cidades da Amazônia pode proporcionar, e com isso temos filmes que passeiam por caminhos diferentes, mas que demonstram saber de onde são, e que função desempenham. Nos próximos dias exibiremos 50 filmes que foram realizados entre o fim de um ciclo de destruição e o reinício de um período com mais possibilidades de criação e pensamento. É a nossa edição com mais filmes de temática indígena, e com mais filmes dirigidos por mulheres. Obras de realizadores que se colocam como participantes de um momento de efervescência política e cultural, e que também apontam caminhos particulares como linguagem de cinema. Esta também é a edição com nosso maior potencial de público, tendo em vista a nossa continuidade no Teatro Amazonas, e a plateia que já construímos com o tempo. Esperamos vocês nos dias 22 a 25 de agosto para celebrarmos a produção do instigante cinema brasileiro contemporâneo, que tem na Amazônia uma de suas forças mais particulares”.
Carta da curadoria, assinada por Diego Bauer, Victor Kaleb e Flávia Abtibol, curadores desta edição.
Para o público infanto-juvenil, foram selecionados seis filmes na Mostra Olhinho. O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte ainda terá filmes convidados, entre eles três curtas/médias e três longas-metragens que terão exibições especiais na abertura e encerramento da programação.
Amazônia Legal
Pela primeira vez, o festival abriu inscrições para toda a Amazônia Legal, incluindo a possibilidade de cineastas e realizadores do Maranhão e Mato Grosso se inscreverem na mostra principal, chamada Amazônia.
Conforme ocorreu na edição anterior, as principais mostras de 2023 serão exibidas no Teatro Amazonas, além da programação paralela com exibições e atividades de formação, que serão realizadas em outros espaços culturais no Centro de Manaus.
Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a possibilidade de intercâmbio de experiências entre realizadores do audiovisual de toda a Amazônia é um dos aspectos mais importantes do festival. “Ter o Teatro Amazonas como palco desse rico intercâmbio também é muito gratificante, pois contempla realizadores, com incentivo e reconhecimento, além de fomentar a criação de público”, afirma o secretário.
O ‘5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte‘ é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set, IAI Promoções e Sonoraplay.
Confira a lista dos filmes selecionados:
Alexandrina – Um Relâmpago; Dir. Keila Sankofa, AM
Ana Rúbia; Dir. Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda, MT
Bebé; Dir. Isadora Lis, PA
Cabana; Dir. Adriana de Faria, PA
Cem Pillum – A História do Dilúvio; Dir. Thiago Morais, AM
Controle; Dir. Ricardo Manjaro, AM
Desentupidor; Dir. Jimmy Christian, AM
Ela Mora Logo Ali; Dir. Fabiano Barros e Rafael Rogante, RO
Galeria Decolonial; Dir. Ana Lígia Pimentel, AM
Mãri hi – A Árvore do Sonho; Dir. Morzaniel Ɨramari, RR
Maués, A Garça; Dir. Isabelle Amsterdam, AC
Meus Pais, Meus Atores Preferidos; Dir. Gabriel Bravo de Lima, AM
Resistência; Dir. Juraci Junior, RO
Revoada; Dir. Rafael Ramos, AM
Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando; Dir. Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, RR
OLHAR PANORÂMICO
Coro-dos-Amantes (Lovers Chorus); Dir. Tércio Silva, AM
Em Cantos do Gurupi; Dir. Judite Nascimento e San Marcelo, PA
Essa Terra É Meu Quilombo; Dir. Rayane Penha, AP
Kumarú: Cura, Força e Resistência; Dir. João de Paula, PA
La Creación; Dir. Valentina Ricardo, AM
Prazer, Ana; Dir. Sarah Margarido, AM
Tapuia; Dir. Begê Muniz e Kay Sara, AM
Tédio; Dir. Victor Sandiogo, AM
Um Dia de Manaus; Dir. André Cavalcante Pereira, AM
Yuri u xëatima thë – A Pesca com Timbó; Dir. Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami, RR
Bucho de Peixe; Dir. Johann Jean, RN
Das Águas; Adalberto Oliveira e Tiago Martins, PE
Garotos Ingleses; Dir. Marcus Curvelo, BA
Memórias do Fogo; Dir. Rita de Cássia Melo Santos; Leandro Olímpio; Irineu Cruzeiro Neto, PB
Mulheres Árvores; Dir. Wara, CE
Nada Haver; Dir. Juliano Gomes, RJ
Ñande MbaraeteI Katu – Juntos Vamos nos Fortalecer; Cristian Cancino, SP
O Último Domingo; Dir. Renan Barbosa e Joana Claude, RJ
Quebra Panela; Dir. Rafael Anaroli, PE
Soberane Dir. Wara CE
Solos; Dir. Pedro Vargas, SP
MOSTRA OLHINHO – não-competitiva e infanto-juvenil
Ciranda Feiticeira; Dir. Lula Gonzaga e Tiago Delácio, PE
Mamulengo; Dir. Augustto Gomes, AM
Minha Velha Amiga Dukkha; Dir. Felipe Santoro e Isabella Bittencourt Gil Xavier, RS
Sadako – A Lenda dos Mil Tsurus; Dir. Isadora Zillo e Jonatas Ferreira, PR
Super-Herói do Clipe no Meio da Praça; Dir. Felipe Aufiero, PR
FILMES CONVIDADOS
A Estratégia da Fome; Dir. Walter Fernandes Jr., AM
Castanho; Dir. Adanilo, AM
Ensaio de Despedida; Dir. Eric Lima, AM
LONGA DE ABERTURA
LONGA CONVIDADO
Mato Seco Em Chamas; Dir. Adirley Queiroz e Joana Pimenta, DF
LONGA DE ENCERRAMENTO