Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

Setor de turismo perdeu 34% de faturamento em Roraima devido à pandemia

Roraima teve uma queda de 34% em atividades vinculadas ao turismo em 2020. A redução, segundo dados dos Indicadores de Faturamento do Turismo (IFT), está relacionada à pandemia do coronavírus. Em número reais, o setor movimentou R$ 183 milhões, menor valor desde o início da série histórica, iniciada em 2016.


Foto: Divulgação

Em 2019, o setor faturou R$ 277 milhões - esse valor é contabilizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que atualizou a estimativa divulgada ano passado.

A queda no faturamento do turismo em 2020 refletiu na geração de empregos formais: foram extintos 119 postos de trabalho em Roraima, uma retração de 2,6% do total de empregados no setor de turismo no estado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RR).

Em termos absolutos, o segmento de transporte rodoviário de passageiros foi o que mais perdeu postos de trabalho, ficando com saldo negativo de 79 empregos. Essa retração representou uma queda de 12,8%, de acordo com a Fecomércio.

"As maiores quedas no movimento se deram nos meses de abril e maio, quando o faturamento caiu 70% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Sendo que os únicos aumentos apresentados em 2020 foram durante os meses de janeiro e fevereiro, antes da pandemia de Covid-19 no estado", destacou o economista da Fecomércio, Fábio Martinez.

Ainda de acordo com o econmista, "proporcionalmente o segmento de organização de eventos foi o que mais encolheu, perdendo 34,4% do total de empregos formais da atividade. O único ramo de atividade do turismo que aumento o seu quadro de funcionários em 2020 foi o de agência de viagens e operadores turísticos, que fechou o ano passado com aumento de 53 novos empregos, incrementando em 15,8% o total de trabalhadores".

Roraima tem 4.533 pessoas empregadas formalmente no turismo, o que representa 7,7% do total de trabalhadores formais, de acordo com a Federação. 

Veja mais notícias sobre TurismoRoraima.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/