‘Roteiro Geo-turístico’ mostra riquezas de Belém há cinco anos

 O projeto já mostrou as riquezas de Belém para quase 5 mil pessoas
 
BELÉM – A capital paraense completa 400 anos nesta terça-feira (12) e o legado da ‘terra das mangueiras’ é o principal responsável pelo surgimento do ‘Roteiro Geo-turístico’. O projeto já mostrou as riquezas de Belém para quase 5 mil pessoas. Em entrevista ao Portal Amazônia, a professora Goretti Tavares, uma das fundadoras do passeio, destacou a importância.[[galeriaO ‘Roteiro Geo-turístico’ completa cinco anos no dia do aniversário de Belém. O formato surgiu a partir do ‘Roteiros Geográficos’, projeto de extensão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e leva a população para os principais pontos turísticos da cidade carioca. A coordenação do projeto estima que cerca de cinco mil pessoas já participaram dos passeios. Do total, 95% são moradores da capital do Pará. Para Goretti, existem poucas iniciativas em Belém que incentivem o turismo patrimonial da cidade. “Nosso objetivo é estimular os moradores de Belém a valorizar, a conhecer e cuidar da cidade através da história é algo maravilhoso. A cidade é muito importante porque aqui começou o processo de ocupação da região. Além do que sempre exerceu a função de principal centro cultural, politico e administrativo da região por séculos”, disse. Atualmente, o projeto conta com a participação de professores colaboradores e consultores de Geografia, História, Arquitetura, Museologia e Turismo. Conta também com a presença de dez monitores que são estudantes do Ensino Médio, de graduação em Geografia e Turismo e da pós-graduação em Geografia. E, ainda, a presença de profissionais já formados na área da Geografia, de Arquitetura e do Turismo. 
Goretti contando fatos sobre Belém para grupo do passeio. Foto: Facebook/ReproduçãoEm 2016, o projeto ganhará um documentário que conta a história do ‘Roteiros Geo-Turísticos’. O público também pode esperar mais um roteiro que será implantado para abranger novas áreas de Belém. “O documentário conta a história do projeto, objetivos, metodologia, resultados, com depoimentos de pessoas que construíram, participaram ou colaboraram com o projeto. E decidimos também ampliar mais um roteiro, hoje contamos com sete que mostram várias facetas de Belém”, afirmou Goretti.EspecialNo dia 17 de janeiro, o grupo realiza o roteiro em homenagem aos  400 anos de Belém. A saída será do Forte do Presépio, às 8h30. O percurso será Complexo Feliz, Luzitania, Rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, Rua Joaquim Távora, Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, Praça Dom Pedro II, IHGP, Rua Pe. Champgnat e Museu do Círio. Os interessados podem fazer a inscrição no link.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade