Manaus 30º • Nublado
Domingo, 23 Janeiro 2022

No Amapá, roteiro de ecoturismo acessível para cadeirantes é opção de passeio

 Um passeio mostrando os potenciais do ecoturismo e da bioeconomia no Amapá foi aberto a visitantes na Área de Preservação Ambiental (APA) do Quilombo do Curiaú, na Zona Norte de Macapá. Como novidade, o percurso por rios e trilhas no meio da Amazônia oferece acessibilidade para cadeirantes.

Batizado de "Flor da Samaúma", o empreendimento funciona desde terça-feira (11). A experiência de degustar o típico açaí da Região Norte e o encontro com a samaúma, árvore considerada a rainha da floresta, estão entre as atrações do trajeto, que dura cerca de três horas.

Passeio ecoturístico em Macapá acessível a cadeirantes — Foto: Flor da Samaúma/Divulgação

O itinerário inicia no Porto do Mocambo. Os turistas navegam em um catamarã em direção à nascente do Rio Curiaú, numa paisagem dominada por águas tranquilas e floresta densa.

A primeira etapa do roteiro ecoturístico termina com o barco fazendo o sentido oposto e indo em direção à foz do Rio Curiaú, que desagua no Rio Amazonas.

Em seguida, o passeio segue para a sede do "Flor da Samaúma", onde os visitantes conhecem duas importantes atividades para bioeconomia amapaense: o beneficiamento do açaí e a meliponicultura com a criação de abelhas sem ferrão.

Na última parte do trajeto, o participante faz uma trilha de 500 metros por dentro da floresta de várzea e observa a seringueira, pracaxi e samaúma, árvores símbolos da rica biodiversidade regional.

Foto: Flor da Samaúma/Divulgação

Keila Silva da Paixão, uma das colaboradoras no projeto, contou que o empreendimento surgiu com intuito de geração de renda a moradores da comunidades tradicionais próximas do "Flor da Samaúma".

"Vimos que o ecoturismo seria uma fonte de renda para essas pessoas, tanto é que eu sou da comunidade do Curiaú, uma colega de trabalho é da comunidade do Mocambo e outros colaboradores que são de localidades próximas", disse.

Entre uma etapa e outra, o turista ainda tem a chance de experimentar iguarias feitas com produtos da natureza, como o tradicional açaí, o café de açaí e biscoitos de castanha-do-brasil.


Foto: Flor da Samaúma/Divulgação

Os passeios do "Flor da Samaúma" ocorrem de terça-feira a domingo, em dois horários: pela manhã, com saída às 8h30 e retorno às 11h30; pela tarde, com saída às 15h30 e retorno às 18h30.

Serviço

Flor da Samaúma Ecoturismo e Bioeconomia
Data: terça-feira a domingo
Hora: 8h30 às 11h30 e 15h30 às 18h30
Local: Porto Mocambo (Área de Proteção Ambiental do Curiaú, Macapá)

Mais informações: (96) 99108-4814 / (96) 99901-5532 

*escrita por Victor Vidigal do Grupo Rede Amazônica 

Veja mais notícias sobre TurismoAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 23 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/