Conheça a história e as belezas de Iranduba

Praias, balneários, cachoeiras e parques ecológicos são opções para quem deseja visitar o município

Na verdade, o município recebeu a primeira grande mudança com a construção da Ponte Rio Negro que possibilitou um fluxo maior de pessoas. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer as belezas escondidas em Iranduba, o Portal Amazônia, te mostra uma lista com alguns lugares que valem a pena visitar. Confira:

Ponte Rio Negro

Para chegar em Iranduba é necessário atravessar a Ponte Rio Negro que por sí só já é uma atração turística. Com 3.595 metros de comprimento, ela é a primeira ponte de grandes dimensões construída sobre um rio em solo amazônico é também a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela. Por isso, ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerada o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 2 milhões de habitantes.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
 
O melhor horário para curtir a paisagem da Ponte Rio Negro é durante o pôr do sol. O local também é ideal para ver a cidade de Manaus de um ângulo diferente. Muitas pessoas param para tirar as famosas selfies e registrar esse monumento tão importante para o Estado.

Vila de Paricatuba

Se existe um lugar que você deve visitar em Iranduba é a Vila de Paricatuba. A importância histórica da vila remonta ao século 19, com a construção do imponente prédio Belizario Pena, em 1898, no apogeu econômico da borracha. O suntuoso prédio de sólida arquitetura colonial, hospedou os italianos e mais tarde funcionou como sede do Liceu de Artes e Ofício de Paricatuba, onde os moradores da vila aprendiam com padres franceses o ofício da marcenaria, construção civil e das artes. As instalações também serviram como casa de detenção.
Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
 
Mas a memória do prédio ainda ficaria marcada por abrigar os portadores de hanseníase, a partir de 1924. Numa época em que o mal de Hansen era uma doença temida por todos, as autoridades de Saúde, usaram o prédio por cerca de 60 anos, para isolar os doentes, que além das graves sequelas causadas pela moléstia, sofreram os horrores da segregação social.

A década de 70 registrou o declínio de Paricatuba. O prédio outrora luxuoso, foi abandonado e se transformou em ruínas. Hoje, o local é visitado por turistas interessados em conhecer a história e o que restou do prédio Belizario Pena, além das belezas naturais da vila.

Praia de Açutuba

Localizado a 27 quilômetros de Manaus, a Praia do Açutuba é um dos principais atrativos do município. O local é perfeito para passar o fim de semana com a família. A melhor época do ano para visitar Açutuba é entre os meses de agosto, setembro e outubro, ou seja, no período de seca quando a praia ganha belas formações de areia. 

Foto: Camila Henriques/Rede Amazônica
 
Praia do Japonês

Outra praia com areias brancas e ideal para curtir as belezas naturais de Iranduba é a do Japonês. Para chegar ao local é necessário pegar a rodovia Manoel Urbano (AM-70) e seguir até o quilômetro 30. Entre no ramal à direita e dirija mais dois quilômetros. O valor para ter acesso à praia é de R$ 15 (carros) e R$ 10 (motos). 
Foto: Divulgação
 
Balneário Ecológico 3 Irmãos

Localizado no quilômetro 23 da Rodovia AM-070 está o Balneário Ecológico 3 Irmãos. Além de ter atrativos naturais, o local conta com um restaurante onde o visitante pode experimentar todas as delícias da região. Informações por meio do telefone (92) 9286-9663. 
Foto: Divulgação

Cachoeira do Castanho

As castcatas não são uma característica exclusiva de Presidente Figueiredo. Em Iranduba, amazonenses e turistas contam com a Cachoeira do Castanho. Para chegar ao local é necessário dirigir até o quilômetros 24 da AM-070, em seguida virar à direita no ramal e seguir mais oito quilômetros. Durante a cheio a cachoeira fica submersa. 

Foto: Reprodução/TV Amazonas 

Parque Ecológico Janauari

Para quem deseja uma imersão na floresta, o programa ideal é uma visita no Parque Ecológico Janauari. A área de 9 mil hectares possui matas de terra firme, várzea e igapós e é administrada por um consórcio turístico formado pelas empresa do setor com a cessão do Governo do Estado. No local os turistas passeiam de canoa pelos igapós entrecortados de grandes e pequenas árvores com cipós, vegetação típica desse ecossistema. No Lago das Vitórias-Régias, há uma passarela rústica mas segura que leva o visitante a conhecer esta bela flor amazônica.

Os  pacotes geralmente incluem a passagem pelo Encontro das águas, encontro dos rios Negro e Solimões, em que as águas negras do rio Negro não se misturam com as águas barrentas do rio Solimões. Depois do encontro das águas, o rio passa a se chamar rio Amazonas. Em Manaus, a empresa ‘Mega Tour’ realiza passeios no parque, informações pelo telefone (92) 99162-1956

Foto: Apuí Tour/Divulgação

Município Iranduba

Que tal aproveitar e visitar a cidade de Iranduba? As origens do município se prendem a Manaus. Com o auge da era da borracha, a capital do estado conheceu época de grande prosperidade na última década do século XIX. Passado esse auge, Manaus experimentou um período de estagnação e até retrocesso.

Com a implantação da Zona Franca e do Distrito Industrial, reativou-se a economia do município, florescendo em sua periferia vários núcleos populacionais, tendo entre eles Iranduba, que sobretudo a partir de 1976, veio recebendo consideráveis melhoramentos urbanos.

Foto: Adneison Severiano/Rede Amazônica
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade