6 atrações imperdíveis para curtir em municípios de Rondônia

Balneários, praça, parreiras e até uma pedra são atrações que atraem turistas de diversas regiões.

Rondônia tem água,
Rondônia tem fruto,
Rondônia tem peixe,
Rondônia tem tudo…

Primeiras estrofes do poema ‘Rondônia! Amazônia! Brasil’, de Marcio Viermo

Rondônia é um dos Estados amazônicos cheio de belezas naturais e arquitetônicas. Como no poema de Marcio Viermo, o Estado possui diversas nuances e segredos a serem revelados. 

Portal Amazônia reuniu cinco deles, que são atrativos turísticos, para desbravar e curtir em Rondônia. Confira:

Cacoal Selva Park (Cacoal)

Cacoal Selva Park é um hotel-fazenda e parque aquático, localizado no município de Cacoal, em meio a natureza. Com uma estrutura ecológica, que conta com cabanas equipadas para acomodação familiar, o empreendimento ainda possui peladinhos, rodas d’águas, área de camping, quiosques, salão de jogos, restaurantes, lanchonetes, trilhas, dentre outros. 

O parque aquático está localizado na Linha E, Lote 65, s/n – Setor Prosperidade. Informações sobre valores pelo telefone (69) 3441-1039.

Foto: Reprodução/Cacoal Selva Park

Pedrona da Linha 10 (Cacoal)

A ‘pedrona’ da linha 10 é conhecida por muitos como ponto turístico popular de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. O lugar se destaca pela vista que revela a cidade a quem chega no topo e está localizado na área rural do município.

O caminho para chegar no alto da pedra, que tem mais de 100 metros de altura, não é fácil. Mas após cerca de 20 minutos de caminhada, surge a paisagem como recompensa. É comum, inclusive, grupos de ciclistas e motociclistas subirem a pedra para se aventurar na região e aproveitar a paisagem.

Foto: Reprodução/Rede Amazônica RO

Balneários (Pimenta Bueno) 

Localizada ao sul do Estado, Pimenta Bueno foi a segunda cidade originada a partir da passagem de Marechal Rondon na região. O município é uma das referências quando o assunto é balneários. 

É possível encontrar até mesmo lagoas com águas cristalinas, sendo propício para aproveitar o dia de folga ou férias em família ou entre amigos. O município é 521 quilômetros distante de Porto Velho.

A Lagoa azul é um desses locais. Para chegar é preciso percorrer 20 quilômetros da RO-10, sentido Pimenta Bueno. Uma placa sinaliza a entrada do balneário. O lugar oferece área de lazer com quiosques cobertos, churrasqueiras e gramado. Informações pelo telefone (69) 99989-7820. 

Foto: Divulgação

Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia (Presidente Médici) 

O município de Presidente Médice é conhecido por seu turismo arqueológico. No Centro de Pesquisas e Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, inaugurado em 2007, é contada toda a história dos ancestrais da região. Além disso, o município possui mais de 100 sítios arqueológicos, entre arte rupestres e sítios cerâmicos. Na Região centro sul de Rondônia, onde o Centro de Pesquisas e o Museu tem maior atuação, são totalizados mais de 200 sítios registrados.

O Centro possui trabalhos de guarda e conservação de material arqueológico de vários cantos do Estado abrigado pelo museu, além da educação patrimonial realizada com as escolas do Estado em todos os níveis de ensino e pesquisa arqueológica.

O acervo conta com aproximadamente de 300 mil peças, como fragmentos de cerâmica e carvão com mais de 7 mil anos de existência encontrados na região do Alto Machado.

Os sítios arqueológicos servem para estudos e para visitação turística. É um lugar perfeito para quem quer explorar a história do Estado.

O museu está localizado na Avenida Tiradentes, 2064, Bairro Lino Alves Teixeira. O espaço funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo telefone: (69) 3471-2892.

Casa da Uva (Presidente Médici)

A Casa da Uva, em Presidente Médici, é um lugar propício para quem quer relaxar e admirar paisagens tranquilas. O local proporciona aos seus visitantes o turismo ecológico e a possibilidade de colher uvas diretamente das parreiras.

A fazenda Sinuelo do Norte, localizada na BR 364, a 14 Km do centro de Presidente Médici, sentido Cacoal, conta com um parreiral de 2,5 hectares em plena produção. Por conta disso, o local funciona todos os dias (sem exceção), das 7h às 19h. Informações pelo telefone (69) 99909-7970 ou pelo email casadauva.medici@gmail.com

Pesca e tranquilidade (Espigão do Oeste) 

Distante 542 quilômetros de Porto velho, a cidade de Espigão do Oeste é principalmente conhecida por ser “a cidade do povo pomerano”, de origem alemã, e um mix de culturas nacionais, como a gaúcha. Espigão do Oeste não possui nenhum ponto especificamente turístico, mas a Praça Municipal, localizada no centro da cidade, atrai milhares de pessoas no Natal, pois é considerada uma das mais bem decoradas de Rondônia.

O folclore gaúcho predomina com suas danças e as festas tradicionais são as juninas, com a apresentação de quadrilhas. Além disso, o município também investe na pesca como atrativo para quem busca atividades tranquilas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Povo Juma luta para sobreviver em meio a invasões e desmatamento no sul do Amazonas

Avanço do desmatamento na região preocupa indígenas Juma, que quase foram exterminados em 1964.

Leia também

Publicidade