Manaus 30º • Nublado
Domingo, 03 Março 2024

4 dicas do que aproveitar no Museu de História Natural de Mato Grosso

Museu-Casa-Dom-Aquino1
Com 17 anos de fundação completados em 2023, o Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) reúne experiências culturais e de lazer para os visitantes. Além de oferecer oficinas gratuitas, o espaço possui trilha sensorial e biblioteca. 

Na trilha sensorial do Museu que funciona no jardim, a proposta é oferecer estímulos táteis, visuais e olfativos enquanto é feito o caminho de experiências pela natureza do local. O roteiro também inclui um painel com reproduções de arte rupestre adaptado para pessoas com deficiência visual.
Fachada do Museu de História Natural. Foto: Thiago Zina

Outro atrativo do museu é a Biblioteca Maria Lúcia Franco Pardi, em memória à renomada arqueóloga brasileira, que atuou em defesa do patrimônio cultural. O espaço conta com livros de geologia, arqueologia, povos indígenas, infantis e outros temas relacionados à história natural. As obras estão disponíveis para leitura no local.

O público pode participar de oficinas e atividades na área externa do Museu, o espaço cultural possui uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia, e duas réplicas em tamanho real de dinossauros, que ficam na área externa. Em relação às oficinas e atividades ao ar livre, o acesso é gratuito, mediante inscrição pela internet para participar.

O Museu é um espaço cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Obra de acessibilidade do Museu de História Natural. Foto: Thiago Zina

O museu

O Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), fundado em 2006, salvaguarda um acervo de grande importância histórica, científica e cultural, sendo referência nacional no estudo da Megafauna. 

Além de uma exposição permanente, o museu também promove exposições temporárias e uma programação repleta de atividades educativas.

A missão do Museu é ser um espaço de memória, divulgação e pesquisa da pré-história e das culturas de populações tradicionais mato-grossenses, além de sensibilizar a população sobre a urgência da proteção ambiental e da construção de hábitos sustentáveis. 

Réplica de dinossauro do Museu de História Natural - Foto: João Felipe

Serviço

Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá (MT).

Funcionamento: Quarta a sábado, das 8h às 18h.

Entrada: Exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). 

Domingos e feriados: Gratuita aos domingos e feriados. Área verde, parquinho, café e atrações: gratuito.

Inscrições: Somente para oficinas AQUI

Mais informações: Instagram @museuhistorianaturalmt 


*Com informações do Governo de Mato Grosso e Museu de História Natural de Mato Grosso

Veja mais notícias sobre TurismoMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 03 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/