Alguns locais se tornaram cartões postais da capital maranhense seja por representarem a fé ou a cultura local.
O Maranhão é um dos Estados que fazem parte da Amazônia Legal com pontos turísticos que refletem a história do Brasil. A versatilidade cultural também é um dos destaques, entre Nordeste e Norte, que atraem curiosos e turistas de todo o mundo.
Alguns locais se tornaram até mesmo cartões postais de São Luís. Conheça três deles:
Santuário de São José de Ribamar
Padroeiro do Maranhão, São José ganhou um santuário na capital maranhense, na Região Metropolitana. Fundado em 1915, é composto por: Igreja Matriz de São José de Ribamar, Centro Pastoral, Salão Paroquial, Casa dos Milagres, Praça São José, Concha Acústica, Cripta, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Monumento a São José e Museu dos ex-votos.
O monumento que homenageia o santo possui 33 metros de altura e é o quarto maior do Brasil depois do Cristo Redentor (RJ); São Francisco de Assis (CE); e Padre Cícero (BA).
Palácio dos Leões
Construído em 1629, como residência de governantes da época, o Palácio dos Leões surgiu a partir de uma antiga fortaleza erguida pelos franceses responsáveis por fundarem São Luís, em 1612. Tornou-se um palácio somente após a dominação portuguesa e após diversas reformas e restaurações, agora é a Sede do Governo do Estado do Maranhão
A decoração original foi mantida, com peças francesas e portuguesas de mobiliário – do século XV ao XX – , e o local abriga museu aberto para visitação com um acervo em peças de porcelana e pinturas da época.
O museu também possui um acervo digital e atualmente funciona de 10h às 17h nas terças e de 9h às 17h de quarta à domingo.
Museu da Gastronomia Maranhense
E é claro que não se pode visitar uma cidade sem conhecer a gastronomia local. Em São Luís o destino é certo: o Museu da Gastronomia do Maranhão. Localizado no Centro Histórico, em uma área considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (Unesco), foi inaugurado em 2019 como um espaço dedicado a riqueza gastronômica local, com ampla variedade de alimentos e pratos da culinária típica maranhense.
Exposições e até oficinas de gastronomia fazem parte da programação do local, que também é acessível em libras. Atualmente o museu abre de segunda à sexta-feira das 10h às 18h; sábado, domingo e feriados das 11h às 17h.