Segunda edição do Manaus Filme Horror Fantástico tem inscrições abertas

Evento será realizado no Palácio da Justiça, em outubro.

A segunda edição da Manaus Filme Horror Fantástico está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro. Neste ano, a mostra será competitiva, com premiações para os melhores curtas e longas-metragens. As inscrições podem ser enviadas para o e-mail mostramanausfilme@gmail.com, com o preenchimento das fichas de inscrição e de direitos autorais, disponíveis para download nos endereços on-line https://bit.ly/38TrktS, https://bit.ly/3tFohix, https://bit.ly/3jYaU9W.

Divulgação (registros da edição do evento em 2019)

Os participantes vão competir nas categorias de Melhor Curta-Metragem Horror Curumim, Melhor Curta-Metragem Horror Nacional, Melhor Curta-Metragem Horror Amazonas e Melhor Longa-Metragem Horror Fantástico. Os filmes devem ter sido produzidos a partir de 2019, além de não terem participado da edição anterior da mostra.

O evento será realizado no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, Centro), no período de 19 a 23 de outubro, com a adoção dos protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19. No dia 23 de outubro será realizada a cerimônia de premiação.

O cineasta Márcio Nascimento, idealizador do evento, afirma que a mostra é um incentivo para o gênero de horror no estado. “Já tinha visto festivais em outros estados com a mesma temática, que fazem sucesso, e aí pensei em termos um nosso. Temos muitos realizadores aqui, e também é uma oportunidade para quem fez o seu filme de horror com o apoio dos editais emergenciais para o setor de cultura inscrever sua obra”. 

Regulamento e inscrição 

Todos os curtas-metragens devem ter entre 5 e 15 minutos de duração. Os longas-metragens devem ter, no mínimo, 70 minutos de duração. Cada participante deve preencher, além da ficha de inscrição da obra, um termo de responsabilidade pela trilha sonora usada e/ou licenciada e anexar o documento de autoria e liberação da obra (ou do site que foi adquirido e licenciado). A obra que apresentar trilha sonora de terceiros sem a licença de uso será desclassificada.

Após baixar e preencher as fichas de inscrição (https://bit.ly/38TrktS), ratificação de permissão (https://bit.ly/3tFohix) e declaração de direitos autorais (https://bit.ly/3jYaU9W), o participante pode enviá-las em anexo para o e-mail mostramanausfilme@gmail.com. O resultado das obras selecionadas será divulgado na página do evento no Facebook (https://bit.ly/ManausHorrorFB).

Divulgação (registros da edição do evento em 2019)

Categorias da mostra

  •  Melhor Curta-Metragem Horror Curumim: a categoria premiará o melhor curta feito pelo público infanto-juvenil. Os diretores devem ter entre 10 a 15 anos de idade. Para a inscrição, o responsável (maior de 18 anos) deve identificar o grau de parentesco com os diretores.
  • Melhor Curta-Metragem Horror Nacional e Melhor Longa-Metragem: as categorias são para realizadores a partir dos 18 anos. Os filmes devem estar dentro da temática de suspense e horror fantástico, e podem ter sido captados nas mais variadas plataformas (DSLR, celular, handycam). Estudantes da área, iniciantes e profissionais do país podem se inscrever.
  • Melhor Curta-Metragem Horror Amazonas: voltada para os realizadores amazonenses, a categoria abrange temas relacionados com as lendas do folclore, e não há limite de idade para a inscrição. O vencedor desta categoria será representante do Amazonas na Mostra Curta Horror Brasil, do 13º Festival Internacional de Cinema Fantástico – CineFantasy 2022.
  • O troféu da segunda edição do Manaus Filme Horror Fantástico irá homenagear o crítico de cinema José Gaspar, que morreu em 2020, após complicações da Covid-19.

    Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: Suelen Reis (98141-9488 e 3232-1646), Sérgio Rodrigues (99165-8604) e Manuella Barros (98172-9842).

    Publicidade
    Publicidade

    Relacionadas:

    Mais acessadas:

    “Que show da Xuxa é esse”? Conheça as ‘cópias’ peruana e colombiana da rainha dos baixinhos

    Diversas apresentadoras ganharam programas próprios, seguindo o mesmo perfil da rainha dos baixinhos brasileiros. Algumas dessas 'cópias' se destacaram em países amazônicos.

    Leia também

    Publicidade