Segunda edição do Manaus Filme Horror Fantástico tem inscrições abertas

Evento será realizado no Palácio da Justiça, em outubro.

A segunda edição da Manaus Filme Horror Fantástico está com inscrições abertas até o dia 20 de setembro. Neste ano, a mostra será competitiva, com premiações para os melhores curtas e longas-metragens. As inscrições podem ser enviadas para o e-mail mostramanausfilme@gmail.com, com o preenchimento das fichas de inscrição e de direitos autorais, disponíveis para download nos endereços on-line https://bit.ly/38TrktS, https://bit.ly/3tFohix, https://bit.ly/3jYaU9W.

Divulgação (registros da edição do evento em 2019)

Os participantes vão competir nas categorias de Melhor Curta-Metragem Horror Curumim, Melhor Curta-Metragem Horror Nacional, Melhor Curta-Metragem Horror Amazonas e Melhor Longa-Metragem Horror Fantástico. Os filmes devem ter sido produzidos a partir de 2019, além de não terem participado da edição anterior da mostra.

O evento será realizado no Centro Cultural Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, Centro), no período de 19 a 23 de outubro, com a adoção dos protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19. No dia 23 de outubro será realizada a cerimônia de premiação.

O cineasta Márcio Nascimento, idealizador do evento, afirma que a mostra é um incentivo para o gênero de horror no estado. “Já tinha visto festivais em outros estados com a mesma temática, que fazem sucesso, e aí pensei em termos um nosso. Temos muitos realizadores aqui, e também é uma oportunidade para quem fez o seu filme de horror com o apoio dos editais emergenciais para o setor de cultura inscrever sua obra”. 

Regulamento e inscrição 

Todos os curtas-metragens devem ter entre 5 e 15 minutos de duração. Os longas-metragens devem ter, no mínimo, 70 minutos de duração. Cada participante deve preencher, além da ficha de inscrição da obra, um termo de responsabilidade pela trilha sonora usada e/ou licenciada e anexar o documento de autoria e liberação da obra (ou do site que foi adquirido e licenciado). A obra que apresentar trilha sonora de terceiros sem a licença de uso será desclassificada.

Após baixar e preencher as fichas de inscrição (https://bit.ly/38TrktS), ratificação de permissão (https://bit.ly/3tFohix) e declaração de direitos autorais (https://bit.ly/3jYaU9W), o participante pode enviá-las em anexo para o e-mail mostramanausfilme@gmail.com. O resultado das obras selecionadas será divulgado na página do evento no Facebook (https://bit.ly/ManausHorrorFB).

Divulgação (registros da edição do evento em 2019)

Categorias da mostra

  •  Melhor Curta-Metragem Horror Curumim: a categoria premiará o melhor curta feito pelo público infanto-juvenil. Os diretores devem ter entre 10 a 15 anos de idade. Para a inscrição, o responsável (maior de 18 anos) deve identificar o grau de parentesco com os diretores.
  • Melhor Curta-Metragem Horror Nacional e Melhor Longa-Metragem: as categorias são para realizadores a partir dos 18 anos. Os filmes devem estar dentro da temática de suspense e horror fantástico, e podem ter sido captados nas mais variadas plataformas (DSLR, celular, handycam). Estudantes da área, iniciantes e profissionais do país podem se inscrever.
  • Melhor Curta-Metragem Horror Amazonas: voltada para os realizadores amazonenses, a categoria abrange temas relacionados com as lendas do folclore, e não há limite de idade para a inscrição. O vencedor desta categoria será representante do Amazonas na Mostra Curta Horror Brasil, do 13º Festival Internacional de Cinema Fantástico – CineFantasy 2022.
  • O troféu da segunda edição do Manaus Filme Horror Fantástico irá homenagear o crítico de cinema José Gaspar, que morreu em 2020, após complicações da Covid-19.

    Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: Suelen Reis (98141-9488 e 3232-1646), Sérgio Rodrigues (99165-8604) e Manuella Barros (98172-9842).

    Publicidade
    Publicidade

    Relacionadas:

    Mais acessadas:

    Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

    Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

    Leia também

    Publicidade