Machado também é consagrado na poesia e composição de música popular amazonense.
O Amazonas é um celeiro de talentos nas mais diversas áreas da cultura. Um desses expoentes é o artista plástico Rui Machado, que nasceu na cidade de Manaus em 1956.
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, Rui se destacou no cenário artístico onde ficou conhecido, nacionalmente e internacionalmente, pelo seu talento autodidata nas artes plásticas.
Em suas obras, Machado aborda a temática Amazônica de diversas formas – ele também é consagrado na poesia e composição de música popular amazonense.
Rui Machado nasceu no dia 17 de agosto de 1956, na casa da parteira Etelvina, que ficava em frente ao colégio Dom Bosco. Seu pai era português, Inácio de Oliveira, e sua mãe a amazonense Aurora Machado. “A minha infância foi diferente, pois eu aproveitei bastante a liberdade da época, como brincar na rua ou tomar banho no igarapé”, contou Rui.
E foi ainda na infância, que Machado descobriu sua veia artística. Desde criança, ele gostava de desenhar e seu talento logo foi reconhecido. “Na escola, eu tinha aula de educação artística e eu fazia desenho para os meus colegas. Era uma espécie de troca, eu os ajudava com desenhos e pegava cola em outras matérias que eu possuía dificuldade”, disse.
Entre brincadeiras e muitos desenhos, Machado se formou no Instituto de Educação do Amazonas (IEA). Ele não fez nenhum curso de graduação universitário e se tornou autodidata em sua arte.
Em entrevista ao Programa Gente do Norte, do canal Amazon Sat, Machado afirmou que o seu prazer é mostrar a Amazônia para o mundo.
“Eu tive o privilégio de nascer aqui, viver no meio de tanta inspiração. As pessoas costumam dizer que ‘santo de casa não faz milagre’, eu digo que adoro fazer milagre em casa, porque o meu trabalho é bem aceito e está espalhado por todos os lugares. Fora que mostro também as belezas naturais através da minha arte”,
disse.
Conheça o Ateliê de Rui Machado
Carreira artística
Em 1976, Machado passou no concurso do Banco do Brasil e trabalhou na área durante 36 anos. Porém, a arte sempre foi a sua grande paixão. No setor cultural, o artista até compôs canções para diversos grupos famosos, como por exemplo, o Carrapicho.
Machado realizou sua primeira exposição em 1982 no hall do Teatro Amazonas, ‘Travessia’, com apoio do jornalista Carlos Aguiar e apresentação do artista plástico Moacir Andrade. Seu primeiro prêmio de pintura veio no mesmo ano com o ‘Quadro Travessia’.
Já no ano de 1984 lançou o livro ‘Anjos e Mistérios’, com apresentação da escritora Cacilda Barbosa e orelha assinada por Áureo Mello. Em 2017 ganhou seu primeiro prêmio de música, com a canção ‘Remando Estrelas’, em parceria com Valdo Cavalcante.
Exposição
A exposição segue até o dia 4 de agosto. A Galeria do ICBEU funciona de segunda-feira a sexta-feira das 15h às 20h.