Referência feminina e programação diversificada: saiba o que aproveitar no Amazon Green Jazz Festival 2023

Com uma programação de mais de 20 atrações, o festival segue até dia 30 de julho e terá transmissão ao vivo no canal Amazon Sat nesta segunda-feira (24).

Um festival internacional no Coração da Amazônia. Incentivar e promover artistas nacionais e grandes nomes do jazz mundial: esse é o Amazonas Green Jazz FestivalA edição deste ano, intitulada ‘Ellas’, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, uma referência também à Ella Jane Fitzgerald, uma cantora e compositora estadunidense com uma extensão vocal que abrangia três oitavas e com uma entonação impecável.

Com uma programação de mais de 20 atrações entre os dias 21 e 30 de julho, o Festival não ficará apenas nas instalações do imponente Teatro Amazonas.

Foto: Divulgação

Programação gratuita

As atividades do evento contam com uma ampla programação como:

– Casa do Jazz, com exposições artísticas;

– Jazz no Flutuante com apresentações ao pôr do sol no Flutuante Abaré, às margens do Rio Tarumã;

– Circuito Aqui tem Jazz com a participação de bares, restaurantes e lojas da cidade;

– Buriti Jazz Manauara com pocket shows no Manauara Shopping;

– Lounges nas varandas do Teatro Amazonas;

– 15 masterclasses, palestras e workshops com artistas e técnicos participantes do evento. 

Foto: Divulgação

Grandes nomes do Jazz

O evento internacional reúne grandes nomes da música mundial, como o compositor e trompetista norte-americano, mundialmente premiado, Ed Sarath.

No espetáculo de abertura terá a união dos 63 membros do Coral do Amazonas com os 22 artistas da Amazonas Band e os dois regentes, Otávio Simões e Rui Carvalho, respectivamente.

Além deles, vale destacar: Amilton Godoy, Camille Thurman whith the Darrell Green Quartet, Eliane Elias, Felipe Salles Sextet, dentre outros artistas que mostram a paixão pelo jazz. 

Foto: Divulgação

Casa do Jazz

Localizada ao lado do Teatro Amazonas, a casa do Jazz conta com salas “instagramáveis”, curiosidades e exposições imersivas sobre a cultura do jazz no mundo.

Foto: Emanuelle Araújo

A estrutura comporta quatro salas. Uma delas, intitulada ‘Faça seu som’, é um espaço imersivo onde o visitante pode criar um hit com instrumentos musicais tradicionais no jazz, como trombone, trompete, flauta transversal e saxofone. 

A sala ‘O Jazz do Coração’ é uma instalação interativa, com um sensor de monitoramento cardíaco. O visitante coloca a mão no sensor e o batimento do seu coração é transformado em música. A terceira sala faz uma homenagem a duas grandes artistas do jazz mundial: Ella Fitzgerald e Mary Lou Williams, homenageadas nesta edição do Amazonas Green Jazz Festival.

Também há um espaço especial dedicado aos artistas nacionais e internacionais que compõem a programação de shows, e a lojinha com os produtos oficiais do festival. 

Outro detalhe especial é que, nos fins de semana, sempre às 18h, em frente à Casa do Jazz, ocorrerão pocket shows gratuitos, com artistas locais apresentando repertórios com muito jazz.

Exibição no Amazon Sat

No dia 24 de julho, o evento será transmitido pelo canal Amazon Sat (saiba como assistir o canal em diversos estados) a partir das 20 horas, horário local, com apresentação de Ismael Nascimento Trio. O supervisor multimídia, Victor Corrêa, comenta sobre a presença do canal em coberturas de eventos na região.

“O Amazonas Green Jazz Festival é um dos maiores, se não o maior festival do gênero aqui na América Latina e é importante que essas iniciativas aconteçam no Amazonas com diversas programações culturais em diversos espaços e atrações gratuitas para difundir o evento. Nada mais justo que o Amazon Sat, que tem essa história de transmitir eventos culturais importantes para toda a Amazônia, estar presente nisso. E a gente difunde essa cultura pro restante dos Estados da região e do país e desperta o interesse de pessoas que estão distante da possibilidade de apreciar eventos desse tipo”,

comentou o supervisor.

A partir das 19h30 desta segunda-feira (24) acompanhe o programa ‘Por dentro da Cidade do Jazz’, um programa que antecede o evento no Teatro Amazonas, com apresentação de Yandra Negreiros.

 O coordenador de Jornalismo do AmazonSat, Lemmos Ribeiro pontua que essa é uma chance para quem nunca vivenciou um evento em um dos principais pontos turísticos da capital amazonense e relata o que esperar desta transmissão:

Grande parte dos amazônidas nunca tiveram oportunidade de entrar no teatro, a transmissão serve para oportunizar um evento dessa magnitude dentro do cartão postal mais famoso da cidade. O público pode esperar uma transmissão com uma experiência visual e sonora incríveis. A novidade desse ano será a homenagem mulheres no Jazz, além do programa ‘Por dentro da cidade do Jazz’ que vai mostrar bastidores, além das ações da cidade do Jazz realizada pela FRAM. O programa vai ao ar antes da transmissão e será um ‘esquenta’ para o início da transmissão.

finalizou Ribeiro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisa analisa percepção de professores e estudantes sobre violência sexual no Amazonas

A pesquisa foi realizada em diversas etapas, com revisão de literatura sobre o assunto, treinamento com pesquisadores, entrevista com diretores de cinco escolas, roda de conversa com adolescentes e grupo focal com professores.

Leia também

Publicidade