Profissionais da saúde serão homenageados com concertos especiais neste mês de agosto, no Teatro Amazonas

Os espetáculos, direcionados aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais, marcam a retomada das apresentações dos Corpos Artísticos no palco do maior patrimônio histórico do Estado.

Durante todo o mês de agosto, os profissionais da saúde que atuaram na linha de frente durante a pandemia do novo coronavírus serão homenageados por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e Saúde. O projeto “A Arte Agradece a Vida”, que estreou ontem (05), no Teatro Amazonas, incluiu na programação acesso a concertos, uma placa que ficará no hall do espaço cultural, e gratuidade em visitas turísticas.

Os espetáculos, direcionados aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, maqueiros, técnicos, bombeiros, agentes de portaria e serviços gerais, marcam a retomada das apresentações dos Corpos Artísticos no palco do maior patrimônio histórico do Estado.
FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

“Toda quinta-feira e sábado teremos uma live de um corpo artístico. Hoje estamos fazendo numa quarta-feira, para marcar esse dia, inclusive com a fachada do teatro toda na cor verde, também marcando o Dia Nacional da Saúde”, afirmou Marcos Apolo Muniz, titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Nessa retomada, os espetáculos serão restritos aos convidados, mas o projeto prevê um total de oito lives, transmitidas no Instagram do Governo do Amazonas, no Facebook da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pela TV Encontro das Águas. Cada concerto terá, na plateia, um número reduzido de representantes dos profissionais da saúde, atendendo a todos os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos sanitários para evitar qualquer tipo de aglomeração.

Concertos

Na noite de abertura, o projeto “A Arte Agradece a Vida” contou com a apresentação da Amazonas Filarmônica, que interpretou trechos do “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven; e uma versão da música “Porto de Lenha”, de Zeca Torres e Aldisio Filgueiras; com arranjo do maestro Otávio Simões.

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom

“Nossa ideia era presentear esses profissionais, mas acho que os maiores presenteados somos nós. Não tenho nem palavras para agradecer o quanto eles (profissionais de saúde) fizeram nesses últimos meses”, disse o maestro Otávio Simões, ressaltando que os músicos da orquestra seguem todos os protocolos de saúde, como distanciamento e uso de máscaras.

No dia 8 será a vez da Orquestra de Violões do Amazonas apresentar “Ovam 20 anos”, com retrospectiva da trajetória do grupo no repertório; enquanto no dia 13, a Amazonas Filarmônica trará o espetáculo “Mendelssohn & Gounod”, da Série de Câmara 2020.

A Orquestra de Câmara do Amazonas exibirá, no dia 15, “Concertos Grossos de Georg Friedrich Händel”; e, no dia 20, a Amazonas Filarmônica trará “Septeto em mi bemol maior”, de Beethoven.

Já o Corpo de Dança do Amazonas subirá ao palco no dia 22, com “Vazantes”, uma metáfora com o movimento da cidade e seus contrastes, com direção de Mário Nascimento.

No dia 27, a Amazonas Filarmônica apresenta obras para Quinteto de Sopros e, no dia 31, Amazonas Band encerrará a primeira temporada de lives com o concerto comemorativo de 20 anos do grupo.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade