Poema de Thiago de Mello inspira nova produção do Casarão de Ideias

A obra é uma instalação poética e será aberta ao público nesta quarta, 8

A instalação poética “Artigo III – Uma inspiração poética” será aberta ao público nesta quarta, 8/7, no Centro Cultural Casarão de Ideias, localizado na rua Barroso, 279, Centro. A obra é baseada no artigo de mesmo número do clássico poema “Os Estatutos do Homem”, do amazonense Thiago de Mello. A exposição será aberta ao público de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h, sem cobrança de bilheteria, e segue até o dia 8/8.

Foto: Casarão de Ideias / Divulgação

Com mais de 50 anos, o poema mais conhecido de Thiago de Mello chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. No Artigo III, ele decreta que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

A instalação foi produzida pelo diretor do espaço, João Fernandes Neto, que explica que todo o projeto e execução é resultado do período de isolamento social para que, durante o período de reabertura das atividades, as pessoas possam se conectar com a arte de forma positiva.

“Pensei nessa instalação no período de quarentena com o objetivo de trazer leveza e energia positiva. Vivemos muito tensos nesse período. Precisamos nos reconectar com as artes e boas energias. Pensar pós pandemia é acreditar em dias melhores e com vida, e os girassóis são isso”, comentou o produtor, que utilizou em sua obra girassóis e meios tecnológicos do audiovisual para que o público que for ao espaço possa levar essas memórias associadas a “vibes” positivas.

O Casarão de Ideias está seguindo as normas dos órgãos estaduais de saúde e, por isso, a instalação receberá 10 pessoas por vez no máximo, para que possam respeitar o distanciamento social, além da medição de temperatura e disponibilização de máscaras de segurança e álcool em gel.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade