Com o baixo nível das águas, um novo mundo vai aparecendo e chamando a atenção de pesquisadores. Esta é a primeira vez que se registra essas imagens no município amazonense.
O Amazonas enfrenta uma estiagem nunca antes vista. Com o nível das águas baixando devido a seca, um novo mundo vai aparecendo e chamando a atenção de pesquisadores. Recentemente, na ‘Praia das Lajes’, em Manaus, gravuras rupestres esculpidas há mais de mil anos voltaram a aparecer e ganharam destaque.
Mas não é somente em Manaus que essas gravuras foram esculpidas. Uma nova leva de imagens de “caretas” foi encontrada no município de Urucará (município distante a 260 quilômetros de Manaus). Porém, diferente das figuras localizadas em Manaus, que já haviam sido registradas em 2010, as de Urucará nunca haviam sido vistas antes.
Arqueólogos do município de Parintins vão acompanhar a situação para criar uma nota de orientação em relação aos cuidados do achado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi chamado para analisar a área. Confira alguns registros do local: