‘Noites Alienígenas’: filme faz panorama sobre o Acre urbano com as tradições da Amazônia

A produção conta a história de um triângulo amoroso e já ganhou prêmio em Gramado. Saiba onde assistir:

Um triângulo amoroso que acontece na periferia de Rio Branco, no Acre, é o fio condutor do longa-metragem ‘Noites Alienígenas‘, de Sérgio de Carvalho e produzido pela Saci Filme. 

A produção que faz um panorama sobre o Acre urbano com as tradições da Amazônia entrou em cartaz nos cinemas brasileiros em março e mostra a força do cinema do Norte.

Foto: Divulgação

O filme conta a história de Rivelino (Gabriel Knox), um jovem rapper e grafiteiro que acaba se envolvendo com traficantes; e do casal Paulo (Adanilo) e Sandra (Gleici Damasceno), que têm um filho e enfrentam uma vida difícil, principalmente por causa da dependência química de Paulo. A ficção é retratada na capital acreana em um contexto trágico. Quem também integra o elenco é o ator Chico Diaz, que interpreta um traficante.

O longa fez história ao ganhar cinco Kikitos de ouro na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado nas categorias de: Melhor filme, Troféu júri da crítica, Melhor ator (Gabriel Knoxx), Melhor atriz coadjuvante (Joana Gatis) e Melhor ator coadjuvante (Chico Diaz). Em janeiro deste ano, a produção foi selecionada para ser exibida no Festival de Cinema de Gotemburgo, na Suécia.

Produção amazônida

O longa-metragem é baseado no livro homônimo de Sérgio de Carvalho, que assina a direção da produção. De acordo com Carvalho, a obra foi escrita há dez anos e teve o objetivo de retratar a dependência química, que é algo recorrente no Acre. Porém, a história sofreu uma adaptação para se encaixar no roteiro do autor para as telonas.

As gravações aconteceram em 2019 e a produção usou os principais cenários da capital acreana.

“Além do universo das drogas, eu abordo os movimentos culturais da periferia, que fazem um contraponto a toda a criminalidade. Eu moro em Rio Branco e quis retratar a realidade nua e crua. Começamos a pesquisar locações que coubessem na proposta e contamos com a ajuda da comunidade, além dos movimentos culturais. Inclusive, muitos locais fizeram figuração ou nos ajudaram na produção”, 

contou Carvalho.

Infelizmente, a pandemia da Covid-19 atrapalhou os planos da equipe de produção. Segundo o diretor, o processo de pós-produção foi lento, porém, deu o tempo necessário para organizar o material e a edição. No fim das contas, ele vê como positivo o resultado final. “O sentimento é de alegria e realização. conseguimos atingir um mercado maior e podemos mostrar um produto que represente a nossa região”, afirmou.

Confira o trailer de ‘Noites Alienígenas’ :

Em entrevista ao Grupo Rede Amazônica, a atriz Gleici Damasceno conta que ficou surpresa com a repercussão. “Eu me identifiquei muito com a história da Sandra. É claro, interpretar uma mãe é diferente, mas dentro da minha própria família, dentro da própria Baixada, onde eu nasci, eu presenciei muitas histórias parecidas, até a minha própria mãe também, que foi mãe solo. Então foi um presente interpretar a Sandra e mais ainda o Noites Alienígenas, uma surpresa para todo mundo, um filme que está sendo tão bem visto, premiado em vários festivais”, declarou. 

Saiba onde assistir ao filme: 

Acre

Cinema Araújo Rio Branco – 17:30

Amapá

Cinépolis Amapá Garden – 17h15

Manaus

Cinépolis Millenium Shopping – 18h45

Tocantins

Cine Cultura Palmas: 19h10 (quinta), 20h30 (sexta), 18h10 (sábado), Dom 19h10 (domingo) e 18h30 (quarta)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cadeia da borracha impulsiona geração de renda na área de influência da BR-319

Foto: Christian Braga/WWF-Brasil As seringueiras da Amazônia voltaram a mobilizar a sociobioeconomia, garantindo renda e mudando a realidade de centenas...

Leia também

Publicidade