Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sexta, 03 Julho 2020
chatbot-health-tech

Músicos, atores e cientistas se reúnem em live internacional em prol dos povos da Amazônia nesta quinta

live-amazonia

Nesta quinta-feira, 28 de maio de 2020, Jane Fonda, Morgan Freeman, Carlos Santana, Peter Gabriel e vários outros artistas se unirão a líderes indígenas, cientistas e uma ampla coalizão de ONGs no Artists United for Amazonía: Protecting the Protectors, um evento global de duas horas, das 21:00 às 23:00 pelo horário de Brasília, com transmissão ao vivo via Facebook e artistsforamazonia.org.

Artistas que farão parte da live. (Fotos:Divulgação)

Produzido por Artists for Amazonía, o evento será apresentado pela ativista, atriz e co-estrela de "Game of Thrones" Oona Chaplin e promoverá o Fundo de Emergência da Amazônia, lançado no mês passado por uma coalizão de organizações indígenas, ONGs e aliados para responder às necessidades urgentes de povos indígenas da Amazônia ameaçados pela COVID-19.


Os recursos arrecadados serão utilizados para prevenção e atendimento imediatos; alimentos e suprimentos médicos; comunicações de emergência e evacuação; proteção e segurança para territórios indígenas; e soberania alimentar e resiliência da comunidade. O Fundo de Emergência da Amazônia pretende arrecadar US﹩ 5 milhões nos próximos 60 dias para que os Guardiões da Floresta se protejam contra a pandemia nos nove países da Amazônia.



O Artists United for Amazonía terá uma mistura inspiradora de apresentações musicais na sala de estar, entrevistas informativas, sabedoria indígena e apelos à ação. Além de Jane Fonda, Carlos Santana, Morgan Freeman e Peter Gabriel, o evento terá participação dos cientistas Thomas Lovejoy e Carlos Nobre (que têm alertado sobre o ponto a partir do qual a floresta começa a se transformar em savana), Wagner Moura, Maria Gadu,Herbie Hancock, Rocky Dawuni, Butterscotch Clinton, Xiuhtezcatl Martinez, Cary Elwes, Alfre Woodard, Wade Davis e os vencedores do Grammy brasileiro Ivan Lins e Luciana Souza. A lista completa está aqui.


No momento, existem quase 120 mil casos confirmados de COVID-19 e mais de 6 mil mortes confirmadas na Amazônia. À medida que o novo coronavírus continua a se espalhar, os povos indígenas estão cada vez mais em risco e podem enfrentar um etnocídio em potencial.


Os povos indígenas Achuar no Equador registraram uma dúzia de casos, os Shipibo do Peru registraram 58 mortes e no Brasil houve 147 mortes e 1350 casos. Devido à falta de recursos de saúde em toda a região, os casos provavelmente são subnotificados e as atividades ilegais de desmatamento e extração em terras indígenas aumentam ainda mais o risco de exposição.


Em abril, centenas de organizações em todo o mundo assinaram uma moratória contra incursões na Amazônia e pediram o fim de todas as atividades destrutivas que degradem e desmatam ainda mais a Amazônia. Os povos indígenas são os melhores administradores e protetores da floresta amazônica e, portanto, sua proteção é vital para a saúde de nosso planeta.


"Não podemos esperar mais pelo nosso governo estamos em perigo de extinção", disse Jose Gregorio Diaz Mirabel, coordenador geral da COICA (Coordenador de Organizações Indígenas da Bacia do Rio Amazonas) e membro do povo Wakeunai Kurripaco da Venezuela


"Este evento faz parte de uma extraordinária aliança de organizações e indivíduos dedicados a preservar a região com maior biodiversidade do planeta", comenta Sarah duPont, fundadora da Amazon Aid Foundation e co-diretora da River of Gold. "A mineração ilegal e não regulamentada de ouro é uma das formas mais perigosas de desmatamento na Bacia Amazônica e libera mercúrio tóxico no ecossistema. Desde a pandemia, a mineração de ouro explodiu em toda a Amazônia e em territórios indígenas, trazendo consigo violência e a COVID-19. A Amazônia está no ponto de inflexão e os protetores da Amazônia estão ameaçados. O que acontece na Amazônia afeta a todos nós."

Leila Salazar-López, diretora executiva da Amazon Watch, acrescentou: "A Amazônia e seus povos estão em estado de emergência devido às mudanças climáticas e à pandemia do COVID-19. É um crime contra a natureza e um crime contra a humanidade. É hora de todos se unirem e agirem em defesa da floresta e em solidariedade com os povos indígenas e tradicionais da Amazônia, que estão protegendo essa grande floresta tropical e nosso clima para toda a humanidade. e vida na Terra. "



Sobre o Fundo de Emergência da Amazônia: O Fundo de Emergência da Amazônia é uma colaboração recém-formada que trabalha em estreita coordenação com a COICA (Órgão Coordenador de Povos Indígenas da Bacia Amazônica) e suas 9 organizações nacionais, além de parceiros e aliados de ONGs na Amazônia e em todo o mundo, para apoiar resposta de emergência à Covid-19. Está hospedada na Rainforest Foundation-US e apoia diretamente subsídios de resposta rápida para prevenção e cuidados urgentes e imediatos; alimentos e suprimentos médicos; comunicações de emergência e evacuação; proteção e segurança para guardiões da floresta; soberania alimentar e resiliência da comunidade.



Sobre Artistas for Amazonía: A Campanha Artists for Amazonía está aproveitando o poder de influenciadores criativos e de entretenimento para catalisar ações globais em resposta à crise na floresta amazônica e às ameaças aos defensores da terra indígena. Juntos, defendemos a proteção permanente da Amazon.



Sobre a Amazon Aid Foundation: A Amazon Aid Foundation (AAF) é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o poder da multimídia para educar sobre a importância da Amazônia e as implicações de sua destruição. Os projetos premiados da AAF afetam a mudança de política global e ativam o público em todo o mundo a se envolver em abordagens sustentáveis para proteger a Amazônia e exigir produtos de origem responsável. A AAF apóia e promove os esforços de advocacy relacionados aos direitos humanos e indígenas, água potável, proteção de espécies e habitat e a regulamentação da mineração de ouro ilícita e não regulamentada e do uso de mercúrio.



Confira o convite dos artistas:

Veja mais notícias sobre AmazôniaCulturaSaúdeVídeos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 03 Julho 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection