Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Show marca abertura oficial da 34ª edição do Festival da Canção de Itacoatiara

Show marca abertura oficial da 34ª edição do Festival da Canção de Itacoatiara

A musicalidade amazônica vai ganhar mais uma vez os holofotes com a 34ª edição do Festival da Canção de Itacoatiara. Nesta quarta-feira (15), a direção do evento realizou o lançamento do evento que acontecerá entre os dias 4, 5, 6 e 7 de setembro no município de Itacoatiara (distante a 165 quilômetros de Manaus). A festa de abertura foi organizada pela Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (AIRMA).

Para dar tom a programação que será oferecida para a população durante o Fecani, em setembro, o evento de lançamento contou com a participação de bandas que são conhecidas no cenário musical do Amazonas, como o ‘Cordão do Marambaia’, com a participação especial de Nicolas Júnior, e ’Jukebox’, além da presença do DJ Rogério J, esquentando as pick-ups nos intervalos, e claro, a perfomance do grupo Gedam, que interpretam a música oficial do festival. 

Nicolas Júnior participou do lançamento do Fecani. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia


A festa de lançamento reuniu empresários, artistas e a imprensa. De acordo com coordenador geral do Fecani, Manolo Olímpio, o principal objetivo do festival é incentivar a cultura e arte na Amazônia. “O Fecani é importante em todas as esferas culturais, por esse motivo, a cada ano, a gente tenta encontrar novos caminhos e incluir novas modalidades. Esse ano, por exemplo, vão ser 40 eventos paralelos ao festival”, afirmou. 

As inscrições para o Fecani iniciam na próxima segunda-feira (20), e podem ser feitas através do site oficial do evento. Ainda segundo Manolo, uma das competições paralelas abrirá oportunidade para participantes de todo o país, além da inclusão de Cuba, Colombia, Bolívia e Peru. “É uma oportunidade de mostrar o verdadeiro alcance do Fecani. Só lembrando aos artistas e compositores que as inscrições encerram no dia 13 de junho. Espero que todos participem e mostrem as belas composições criadas aqui”, pediu o coordenador do festival. 

Grupo de Dança Gedam realizou uma performance durante o lançamento do Fecani. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia


O tema da 34ª edição do festival é “Ano Internacional das Línguas Indígenas”, e a logo oficial do Fecani, uma cobra engolindo a própria cauda, que significa eternidade, foi criada pelo artística plástico  Edgar Alecrim. “A Assembleia Geral da ONU declarou que 2019 seria o ano das Línguas Indígenas, então, usei o tema para construir a logomarca oficial do Fecani, afinal, as etnias tem o objetivo de preservar sua linguagem para sempre”, afirmou. 

História da musicalidade amazônica

O Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) nasceu de uma vontade de estimular a produção musical. No início, um pequeno Festival, que reunia compositores locais e de Manaus. Realizado na Praça da Matriz. Atualmente, o Fecani acontece no Centro Cultural Iracema Holanda, no feriado da semana da pátria.




O evento tomou outra proporção e ganhou adeptos, que todo o final de setembro se deslocavam de suas cidades para prestigiar as atrações.

Cobra simboliza eternidade. Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

Veja mais notícias sobre Música.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/