Porto Musical promove concertos abertos ao público em Belém

Iniciativa oferta música instrumental gratuita todos os sábados aos visitantes do Porto Futuro, até dezembro

Neste sábado (21), às 18h, o público belenense poderá assistir mais uma edição do projeto “Porto Musical”, que promove concertos de música instrumental no parque Porto Futuro, no bairro do Reduto, em Belém. A entrada é gratuita e a ideia é aproximar a população, em geral, da música clássica e erudita. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Academia Paraense de Música (APM) e Theatro da Paz.

Desde setembro de 2020, músicos da Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) se apresentam no espaço com a formação reduzida para garantir a segurança dos músicos e do público em meio à pandemia. Nesta semana, quem apresenta o concerto é o quarteto composto por Renato Pinheiro (violino), Josibias (teclado), Jonathan Torquato (baixo) e Cláudio Costa (percussão).

Foto: Divulgação

Pensando em agradar os mais variados gostos que visitam o Porto Futuro, os músicos desenharam um repertório diversificado que envolve baladas do compositor e cantor mineiro Flávio Venturini, ícone dos anos 1980 e 1990 no Brasil, e algumas canções da banda Bossa Nova representando os anos 60. Na lista também estão composições clássicas paraenses e outros hits “oitentistas” internacionais.

A iniciativa tem sido muito bem recebida pelo público, uma vez que a presença dos músicos em apresentações no Theatro da Paz continua suspensa. Jonathan Torquato é contrabaixista da OSTP, e já se apresentou algumas vezes nesse formato. Ele evidencia a experiência positiva de tocar no Porto. “Esse é um projeto interessante justamente porque podemos levar um pouco da música que fazemos dentro do teatro para pessoas que não costumam ir ou não tem acesso”, disse Jonathan.

O Porto Futuro segue com apresentações gratuitas até 19 de dezembro. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade