Manaus 30º • Nublado
Segunda, 06 Dezembro 2021

Leila Pinheiro e Roberto Menescal comandam debate cultural em Manaus

Foto: Reprodução/Facebook-Leila Pinheiro, Roberto MenescalMANAUS - 'Circulação Musical e Remuneração - perspectivas e soluções para os músicos no novo milênio'. Este é o tema do debate 'Amplitude Cultural', parte do projeto da 5ª edição do Festival Música na Estrada, que acontece em Manaus dia 15 de outubro. O evento contará com a participação de dois grandes nomes da música brasileira: Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Ambos discutirão, por exemplo, quais as possibilidades de remuneração que as novas tecnologias proporcionam. O encontro acontece na Academia Amazonense de Letras, na Rua Ramos Ferreira, n°.1.003, dia 15 de outubro, às 19h30. A entrada é gratuita.
O encontro terá duração de aproximadamente uma hora e será aberto para participação do público e da imprensa. O encontro terá ainda a presença da diretora executiva da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Luciana Pegorer, e a mediação de Paulo Almeida, criador e curador do Amplitude Cultural e sócio-diretor da Mais e Melhores Produções Artísticas. 
“Levar pela primeira vez o projeto para o norte do país é possibilitar o diálogo como uma das regiões mais ricas do Brasil. A escolha de Manaus é estratégica, pois além de ser um pólo irradiador de cultura para a região, a cidade tem uma das melhores Orquestras Filarmônicas do país. Ao abraçar o Amplitude Cultural, o Música na Estrada está levando para dentro do evento um projeto de reflexão importante sobre cultura e políticas culturais”, afirmou Paulo Almeida.
Já participaram de outras edições do Amplitude Cultural os seguintes agentes culturais: Sergio Cohn (editor da Azougue Editorial), Adailton Medeiros (criador do Ponto Cine), Leonardo Lichote (crítico de música do jornal O Globo), João Bernardo Caldeira (colunista do jornal Valor Econômico), Manoela Sawitzki (escritora), Isabella Taviani (cantora),  entre outros. Além do Rio de Janeiro, onde nasceu, o Amplitude Cultural já foi realizado em São Paulo e Brasília.
Música na Estrada em Manaus
Depois de dar a largada em Rio Branco, o Música na Estrada parte em direção a Manaus para apresentar ao público amazonense três atrações entre os dias 16 e 18 de outubro. Um dos ícones da Bossa Nova, Roberto Menescal se apresenta no primeiro dia com a cantora Cris Delanno. A cantora Leila Pinheiro, paraense radicada no Rio de Janeiro canta com a Amazonas Jazz Band, no dia 18. Ambos às 20h, no Teatro Amazonas. Já o acreano André Dantas Trio faz show no dia 17 em local à ser divulgado. Todas as apresentações são gratuitas.
“Através desse intercâmbio a região pode crescer culturalmente, e a longo prazo podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos de todas as regiões do Brasil e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”, declarou o diretor da Kommitment, Fernando Ramos.
A 5ª edição do festival ainda passará por Boa Vista, Macapá, Belém e Porto Velho. O 'Festival Música na Estrada' tem a realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela instituição de ensino superior Estácio, além da agência de cultura Kommitment Produções.

Veja mais notícias sobre Música.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 07 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/