Leila Pinheiro e Roberto Menescal comandam debate cultural em Manaus

Foto: Reprodução/Facebook-Leila Pinheiro, Roberto MenescalMANAUS – ‘Circulação Musical e Remuneração – perspectivas e soluções para os músicos no novo milênio’. Este é o tema do debate ‘Amplitude Cultural‘, parte do projeto da 5ª edição do Festival Música na Estrada, que acontece em Manaus dia 15 de outubro. O evento contará com a participação de dois grandes nomes da música brasileira: Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Ambos discutirão, por exemplo, quais as possibilidades de remuneração que as novas tecnologias proporcionam. O encontro acontece na Academia Amazonense de Letras, na Rua Ramos Ferreira, n°.1.003, dia 15 de outubro, às 19h30. A entrada é gratuita.
O encontro terá duração de aproximadamente uma hora e será aberto para participação do público e da imprensa. O encontro terá ainda a presença da diretora executiva da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI), Luciana Pegorer, e a mediação de Paulo Almeida, criador e curador do Amplitude Cultural e sócio-diretor da Mais e Melhores Produções Artísticas. 
“Levar pela primeira vez o projeto para o norte do país é possibilitar o diálogo como uma das regiões mais ricas do Brasil. A escolha de Manaus é estratégica, pois além de ser um pólo irradiador de cultura para a região, a cidade tem uma das melhores Orquestras Filarmônicas do país. Ao abraçar o Amplitude Cultural, o Música na Estrada está levando para dentro do evento um projeto de reflexão importante sobre cultura e políticas culturais”, afirmou Paulo Almeida.
Já participaram de outras edições do Amplitude Cultural os seguintes agentes culturais: Sergio Cohn (editor da Azougue Editorial), Adailton Medeiros (criador do Ponto Cine), Leonardo Lichote (crítico de música do jornal O Globo), João Bernardo Caldeira (colunista do jornal Valor Econômico), Manoela Sawitzki (escritora), Isabella Taviani (cantora),  entre outros. Além do Rio de Janeiro, onde nasceu, o Amplitude Cultural já foi realizado em São Paulo e Brasília.
Música na Estrada em Manaus
Depois de dar a largada em Rio Branco, o Música na Estrada parte em direção a Manaus para apresentar ao público amazonense três atrações entre os dias 16 e 18 de outubro. Um dos ícones da Bossa Nova, Roberto Menescal se apresenta no primeiro dia com a cantora Cris Delanno. A cantora Leila Pinheiro, paraense radicada no Rio de Janeiro canta com a Amazonas Jazz Band, no dia 18. Ambos às 20h, no Teatro Amazonas. Já o acreano André Dantas Trio faz show no dia 17 em local à ser divulgado. Todas as apresentações são gratuitas.
“Através desse intercâmbio a região pode crescer culturalmente, e a longo prazo podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos de todas as regiões do Brasil e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”, declarou o diretor da Kommitment, Fernando Ramos.
A 5ª edição do festival ainda passará por Boa Vista, Macapá, Belém e Porto Velho. O ‘Festival Música na Estrada’ tem a realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela instituição de ensino superior Estácio, além da agência de cultura Kommitment Produções.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade