Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 11 Agosto 2020

Dia Mundial do Rock: conheça cinco bandas do gênero na região amazônica

Em 13 de julho de 1985,  o concerto beneficente Live Aid trazia shows de nomes como Queen, U2, Led Zeppelin, Black Sabbath, Dire Straits, David Bowie, Eric Clapton, Elton John, BB King entre outros gigantes do rock. Desde lá, 13 de julho é o Dia Mundial do Rock, comemorado, ironicamente, apenas no Brasil.

Molho Negro (Foto: Reprodução / Facebook)

Para celebrar a data, o Portal Amazônia listou 5 bandas de rock que nasceram na região Norte. Em alguns projetos, o bom e velho rock se mistura a ritmos como cumbia e beiradão, presentes na região amazônica. Confira!

Molho Negro (PA)

A indagação "o que fazer quando se é uma banda de rock hoje em dia" é respondida com maestria pela banda Molho Negro, formada em 2012, em Belém.

O power trio formado por João Lemos, Augusto Oliveira, Raony Pinheiro tem três discos de estúdio lançados. O mais recente, 'Normal' (2018), rendeu registro em vídeo de shows em São Paulo, Brasília, Recife, Natal, Porto Alegre, Santa Maria e Belém, turnê apoiada pelo projeto Edital Natura Musical (2017).

Em maio deste ano, a Molho Negro lançou o curta 'Não faz sentido', que mostra a saga da banda durante a turnê com elementos de suspense e comédia. Assista:

Banda Lótus (AM)

Formada em 2012, a Banda Lótus traz a potência do rock executado exclusivamente por mulheres. May Satier no vocal, Trícia Lima no contrabaixo, Silvana Azulay e Letícia Martins nas guitarras e Rosita Ataiêk na bateria, apresentam performances enérgicas por onde passam.

Bandas como Foo Fighters, The Strokes, Kiss, CharlieBrown Jr, Raimundos e Pitty são algumas das influências da Lótus.

Em 2017 lançaram 'Quando me perdi', primeira música autoral. Ouça:

Billy Espíndola (MT)

Legítimo representante da cultura mato-grossense, Billy Espíndola, artista de Cuiabá, lançou o primeiro disco em 2017 com uma mistura de rock, blues e Guitarra de Cocho, criação do próprio artista embasada na sonoridade das madeiras do cerrado.

Billy traz a proposta de conectar a cultura tradicional com todos os tipos de linguagens.

No início deste mês, o artista lançou o clipe da música 'O Rio'. O terceiro clipe da carreira de Billy é um sátira contra a corrupção em Cuiabá e mostra um prefeito sendo pego por uma 'onça pintada'. Assista:

agenoragostinhoeleo (AM)

Formado no final de 2019, em Manaus, o trio 'agenoragostinhoeleo' propõe uma mistura de rock e ritmos característicos na região amazônica como beiradão, cumbia, reggae dancehall e brega.

Há mais de 10 anos, Agenor Vasconcelos, Agostinho Guerreiro e Leonardo Moraes realizam, de maneira independente, festivais e eventos, administram estúdios de ensaio e produção, espaços culturais, ministram aulas e diversas outras atividades dedicadas à música em Manaus.

Em setembro de 2019, agenoragostinhoeleo lançaram o primeiro single, 'Dancehall do Seu Manoel' e, atualmente, estão em fase de produção do primeiro disco de estúdio, previsto para ser lançado no final do ano. O projeto foi contemplado pelo edital Conexões Culturais 2019, da Manauscult (Prefeitura de Manaus).

Jamrock (RR)

O rock é um dos elementos na diversidade musical proposta pela banda Jamrock, de Boa Vista e que, este ano, completa 10 anos de trajetória.

Com dois discos lançados a banda traz nas canções influências do reggae ao rock, da música latina a Roraimeira.

O quinteto formado por Bebeco Pujucan (samples/gaita), Hugo Pereira (vocal/baixo), Ana Gabriela (vocal/guitarra), Hyago Moura (vocal/guitarra) e Ícaro Leony (bateria) transmite mensagens positivas e perspectivas de melhorias para o futuro.

Veja mais notícias sobre Música.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 11 Agosto 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection