Mostra Cultural busca dar visibilidade para criações autorais de mulheres artistas e escritoras paraenses

O projeto é direcionado à mulheres cis e trans com idades entre 16 e 28 anos

A Mostra Cultural online Amazônia mulher-2021, busca dar visibilidade para criações autorais de 10 mulheres jovens artistas e escritoras das cidades de Ananindeua, Belém e adjacências, com o objetivo de documentar e transmitir através de suas criações aspectos culturais da nossa região com a temática: ancestralidade feminina amazônida.

O projeto é direcionado à mulheres cis e trans com idades entre 16 e 28 anos, que a partir de aparelhos celulares possam produzir uma obra em formato digital e concorrer ao prêmio em dinheiro no valor de R$300,00.

Foto: Divulgação

Na região Norte, muitos talentos surgem na cena independente enfrentando inúmeras dificuldades, as mulheres em especial, são atravessadas por adversidades como: desemprego, baixos salários, desigualdade de gênero, (no caso das mulheres negras e transexuais) acrescenta-se racismo e transfobia, entre tantas outras amarras que ferem a autoestima e demarcam nossos espaços na sociedade.

Nessa linha, a mostra torna-se essencial ao criar espaços (ainda que virtuais) de propagação artística e literária para que se possa dar vez e voz, além de reconhecimento à face da juventude feminina que atua e produz em suas casas, bairros, ruas e praças e que são (em alguns casos) invisibilizadas por falta de oportunidade ou incentivo.

A artista responsável pelo evento é Laiane Guedes, cientista social pela universidade federal do Pará, professora, percussionista e escritora. Ainda na universidade no ano de 2013 começou a produzir eventos culturais, em 2015 fundou junto de outras mulheres o Movimento Ferminista Mulheres do Fim do Mundo, o movimento reunia música regional, batuque e poesia no combate à violência contra a mulher.

As inscrições são gratuitas e vão até 12 de fevereiro. Todas as informações sobre o regulamento para participação e programação da mostra estão disponíveis nas redes sociais do evento.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade