O projeto é direcionado à mulheres cis e trans com idades entre 16 e 28 anos
A Mostra Cultural online Amazônia mulher-2021, busca dar visibilidade para criações autorais de 10 mulheres jovens artistas e escritoras das cidades de Ananindeua, Belém e adjacências, com o objetivo de documentar e transmitir através de suas criações aspectos culturais da nossa região com a temática: ancestralidade feminina amazônida.
O projeto é direcionado à mulheres cis e trans com idades entre 16 e 28 anos, que a partir de aparelhos celulares possam produzir uma obra em formato digital e concorrer ao prêmio em dinheiro no valor de R$300,00.
Na região Norte, muitos talentos surgem na cena independente enfrentando inúmeras dificuldades, as mulheres em especial, são atravessadas por adversidades como: desemprego, baixos salários, desigualdade de gênero, (no caso das mulheres negras e transexuais) acrescenta-se racismo e transfobia, entre tantas outras amarras que ferem a autoestima e demarcam nossos espaços na sociedade.
Nessa linha, a mostra torna-se essencial ao criar espaços (ainda que virtuais) de propagação artística e literária para que se possa dar vez e voz, além de reconhecimento à face da juventude feminina que atua e produz em suas casas, bairros, ruas e praças e que são (em alguns casos) invisibilizadas por falta de oportunidade ou incentivo.
A artista responsável pelo evento é Laiane Guedes, cientista social pela universidade federal do Pará, professora, percussionista e escritora. Ainda na universidade no ano de 2013 começou a produzir eventos culturais, em 2015 fundou junto de outras mulheres o Movimento Ferminista Mulheres do Fim do Mundo, o movimento reunia música regional, batuque e poesia no combate à violência contra a mulher.
As inscrições são gratuitas e vão até 12 de fevereiro. Todas as informações sobre o regulamento para participação e programação da mostra estão disponíveis nas redes sociais do evento.