Influenciadora de 4 patas: conheça ‘Joelma’, gata adotada por alunos da Unifap

Influencer ‘tucuju’ felina tem extenso currículo e compartilha os trabalhos e travessuras nas redes sociais.

Gatinha Joelma é multiartista. Foto: Redes sociais/Reprodução

Peludinha, com um olhar marcante e dona de diferentes profissões. Essa é a gatinha Joelma, uma adorável felina adotada pelos alunos do Departamento de Letras e Artes (Depla), da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Joelma chegou até a Unifap como a maioria dos animais que lá vivem, despretensiosamente e atraída pelo movimento contínuo de pessoas pelos corredores. Logo no seu batismo a veia artística foi aflorada, afinal, seu nome é em homenagem à cantora paraense Joelma.

A forma de divulgar suas diferentes atuações é o Instagram, lá é postado seus trabalhos como modelo, jovem aprendiz, e não menos importante, a sua rotina, exercendo plenamente sua função de influencer tucuju felina.

As suas redes sociais são administradas pela “humana” – assim diria Joelma- Jakeliny Lobato, de 25 anos, acadêmica de Letras na Unifap.

“Tivemos a ideia de criar as redes porque as pessoas sempre perguntavam por ela e tiravam fotos delas. Então resolvemos criar para compartilhar esses momentos. Até também como uma forma de chamar atenção para o não abandono de animais na universidade”, 

disse Jakeliny.

A gatinha é querida por todos, em suas redes tem até manual de ações para serem realizadas ao encontrá-la, são elas:

  • Verificar se tem ração e água no comedouro;
  • Fazer companhia e carinho;
  • Oferecer colo para uma soneca.

Segundo o diretor do Depla, Professor Marcos Paulo, a felina é parte do patrimônio da instituição: “Ela nos recebe pela manhã e quando vamos embora, é um privilégio. Sempre falo, se você ver a Joelma, faça um carinho, pois ela é nossa”.

Foto: Reprodução/Instagram

Conheça a história da gatinha multiartista 

A Joelma apareceu no departamento durante a pandemia da covid-19, neste momento, não havia alunos na universidade, só em 2022 que eles então a conheceram.

Durante a sua estadia no ano de 2022 ela engravidou duas vezes, tornando os seus dias mais difíceis. Vendo o estado da gata, os acadêmicos ficaram preocupados, pois quando terminaram de doar a primeira ninhada de gatinhos, ela estava grávida de novo.

Depois disso, uma vaquinha virtual para castração da felina foi feita pela administradora de suas redes sociais, Jakeliny Lobato, e seus amigos. Durante o pré e pós-operatório, Joelma foi para um lar temporário e, em 21 de novembro de 2022, ela retornou para a Unifap.

A alimentação da gata é feita de forma controlada, inclusive, ela conta com tabela de controle de peso, e um armário para armazenamento da ração. Em dias de feriado e fins de semana, os cuidados com ela ficam sob responsabilidade dos funcionários.

A ração é doada por alunos e professores do departamento. Mas quem quiser contribuir com a alimentação pode ir até a Unifap e depositar sua doação no armário da gatinha.

Quem vê atualmente suas multifacetas, não imagina os perrengues que a famosa “gatinha Joelma” já passou. Ela está nas conversas diárias de quem estuda no Depla, seja como modelo, jovem aprendiz ou influencer.

*Por Mariana Ferreira, do Grupo Rede Amazônica


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvores de florestas tropicais da Amazônia já sentem impactos climáticos, aponta estudo

Fruto de um amplo trabalho coletivo internacional, estudo conta com colaboração de 160 pesquisadores de vinte países.

Leia também

Publicidade