Influenciadora de 4 patas: conheça ‘Joelma’, gata adotada por alunos da Unifap

Influencer ‘tucuju’ felina tem extenso currículo e compartilha os trabalhos e travessuras nas redes sociais.

Gatinha Joelma é multiartista. Foto: Redes sociais/Reprodução

Peludinha, com um olhar marcante e dona de diferentes profissões. Essa é a gatinha Joelma, uma adorável felina adotada pelos alunos do Departamento de Letras e Artes (Depla), da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Joelma chegou até a Unifap como a maioria dos animais que lá vivem, despretensiosamente e atraída pelo movimento contínuo de pessoas pelos corredores. Logo no seu batismo a veia artística foi aflorada, afinal, seu nome é em homenagem à cantora paraense Joelma.

A forma de divulgar suas diferentes atuações é o Instagram, lá é postado seus trabalhos como modelo, jovem aprendiz, e não menos importante, a sua rotina, exercendo plenamente sua função de influencer tucuju felina.

As suas redes sociais são administradas pela “humana” – assim diria Joelma- Jakeliny Lobato, de 25 anos, acadêmica de Letras na Unifap.

“Tivemos a ideia de criar as redes porque as pessoas sempre perguntavam por ela e tiravam fotos delas. Então resolvemos criar para compartilhar esses momentos. Até também como uma forma de chamar atenção para o não abandono de animais na universidade”, 

disse Jakeliny.

A gatinha é querida por todos, em suas redes tem até manual de ações para serem realizadas ao encontrá-la, são elas:

  • Verificar se tem ração e água no comedouro;
  • Fazer companhia e carinho;
  • Oferecer colo para uma soneca.

Segundo o diretor do Depla, Professor Marcos Paulo, a felina é parte do patrimônio da instituição: “Ela nos recebe pela manhã e quando vamos embora, é um privilégio. Sempre falo, se você ver a Joelma, faça um carinho, pois ela é nossa”.

Foto: Reprodução/Instagram

Conheça a história da gatinha multiartista 

A Joelma apareceu no departamento durante a pandemia da covid-19, neste momento, não havia alunos na universidade, só em 2022 que eles então a conheceram.

Durante a sua estadia no ano de 2022 ela engravidou duas vezes, tornando os seus dias mais difíceis. Vendo o estado da gata, os acadêmicos ficaram preocupados, pois quando terminaram de doar a primeira ninhada de gatinhos, ela estava grávida de novo.

Depois disso, uma vaquinha virtual para castração da felina foi feita pela administradora de suas redes sociais, Jakeliny Lobato, e seus amigos. Durante o pré e pós-operatório, Joelma foi para um lar temporário e, em 21 de novembro de 2022, ela retornou para a Unifap.

A alimentação da gata é feita de forma controlada, inclusive, ela conta com tabela de controle de peso, e um armário para armazenamento da ração. Em dias de feriado e fins de semana, os cuidados com ela ficam sob responsabilidade dos funcionários.

A ração é doada por alunos e professores do departamento. Mas quem quiser contribuir com a alimentação pode ir até a Unifap e depositar sua doação no armário da gatinha.

Quem vê atualmente suas multifacetas, não imagina os perrengues que a famosa “gatinha Joelma” já passou. Ela está nas conversas diárias de quem estuda no Depla, seja como modelo, jovem aprendiz ou influencer.

*Por Mariana Ferreira, do Grupo Rede Amazônica


Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade