Chef dá dicas de como acrescentar itens amazônicos à ceia de Natal; confira

Com a proximidade do Natal, muitas famílias já estão a todo vapor com os preparativos do cardápio da ceia do dia 24 de dezembro. Para quem quer economizar, mas sem perder o sabor e a sofisticação dos pratos, uma dica é substituir alguns alimentos e acrescentar itens amazônicos à ceia de Natal.

A chef e professora do curso de Gastronomia da UniNorte, Silvana Alves, diz que a regionalização da ceia é uma tendência cada vez mais crescente, porque mistura sabores tradicionais com outros exclusivos da região. “Ousar e usar a criatividade são as palavras chaves para oferecer uma ceia diferenciada, saudável e gostosa para os convidados”, ressaltou.

Conheça 11 peixarias de Manaus

Segundo Silvana, os alimentos amazônicos são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras que são benéficas para a saúde. O bacalhau, por exemplo, pode ser substituído pelo pirarucu salgado. Outro peixe que pode ser usado é o tambaqui, servido como aperitivo em forma de bolinho, acompanhado de patê de tucumã.
 

Foto: Reprodução
O peru, ave típica natalina, pode ter um toque regional se for acompanhado de uma farofa de farinha do Uarini, queijo coalho e banana pacovã frita. O arroz natalino tradicional, geralmente feito com uva passas ou nozes, pode ser feito com castanha do Brasil torrada em lascas.

Natal: confira o horário de funcionamento de shoppings e comércio de Manaus

Silvana explica que até as sobremesas podem ser preparadas com itens amazônicos. A famosa Taça da Felicidade, tradicionalmente consumida nessa época do ano, é feita com camadas de frutas, creme de confeiteiro e pudim. A sugestão para regionalizar é usar o creme de cupuaçu e o pudim aromatizado com cumaru. Outra opção de sobremesa gelada é o mousse de açaí com tapioca, substituindo o mousse de chocolate tradicional.

Confira mais sugestões:

Entrada

– Bolinho de Tambaqui (bolinho frito feito com  picadinho de Tambaqui, Cará e cheiro verde);

– Patê de Tucumã (Patê feito com polpa de tucumã, creme de leite e requeijão).

Alimentação saudável: saiba como escolher e armazenar frutas da forma certa

Ceia

– Pirarucu gratinado (Pirarucu salgado em lascas, batata portuguesa, molho branco e queijo coalho);

– Peru recheado com farofa regional (Peru recheado com farofa de farinha do Uarini, queijo coalho regional e banana Pacovã frita);

– Arroz com Castanha do Brasil (Arroz misturado com Castanha do Brasil torrada em lascas);

Sobremesa

– Taça da felicidade regional (Sobremesa gelada feita com abacaxi, maçã, uva, creme de cupuaçu, pudim de cumaru e praliné de castanha do Brasil);

– Mousse de Açaí com tapioca (Sobremesa gelada feita com polpa de açaí, farinha de tapioca e merengue italiano).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade