Festival de Cinema da Amazônia acontece em agosto no Teatro Amazonas em Manaus

Quinta edição do evento aceita filmes de até 25 minutos de duração, em live-action e animação, para todas as categorias.

Foto: Marcio James/SEC-AM

O Teatro Amazonas vai receber, de 22 a 25 de agosto deste ano, a quinta edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. Além das exibições no teatro, haverá uma programação paralela com diversas atividades de formação em outros espaços culturais no Centro de Manaus (AM).

Pela primeira vez, filmes do Maranhão e Mato Grosso poderão competir na mostra principal. Chamada de ‘Amazônia’, a mostra será exclusiva para obras dos Estados da Amazônia Legal e enfatiza a proposta artística em ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, conforme explica o diretor artístico do festival, Diego Bauer: “Até a quarta edição, a principal mostra competitiva era exclusiva para filmes da Região Norte, contudo, neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”.

Inscrições gratuitas estão abertas

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte aceita filmes em live-action e animação para todas as categorias de até 25 minutos de duração. Conforme o regulamento, podem se inscrever nas mostras oficiais, produções realizadas a partir de 1º de janeiro de 2022. Filmes de longa-metragem entram na programação apenas como convidados. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo site do festival.

Compõem a programação: ‘Mostra Amazônia’, que é competitiva, presencial e exclusiva para filmes da Amazônia Legal; ‘Mostra Outros Nortes’, uma mostra competitiva voltada para os demais Estados do Brasil ou de filmes comandados por diretores brasileiros; e a ‘Mostra Olhinho’, não-competitiva e dedicada a filmes para o público infanto-juvenil.

O festival é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set e parceria estratégica de IAI Promoções. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

IBGE divulga que Brasil tem mais de 8,5 mil localidades indígenas

Pesquisa indica que entre 2010 e 2022 a população indígena cresceu 88,9% e aponta desafios em temas como saneamento, coleta de lixo e educação.

Leia também

Publicidade