De acordo com a organização, o objetivo é “democratizar o acesso à literatura e incentivar a participação de leitores, estudantes, professores e profissionais do meio literário”.
A segunda edição da FLAMA, a Feira Literária do Amazonas, celebra este ano a ‘ Amazônia em letras e cores’. O Coletivo Visagem, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, realiza a feira de 28 a 30 de julho, na Biblioteca Pública do Amazonas em Manaus.
O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades e origens. De acordo com a organização, o objetivo é “democratizar o acesso à literatura e incentivar a participação de leitores, estudantes, professores e profissionais do meio literário”, além de disseminar a cultura literária regional.
Durante os três dias da feira, os participantes terão a oportunidade de participar de oficinas, mesas redondas e outras atividades com foco na experiência literária. Os palestrantes e facilitadores abordarão uma variedade de temas relevantes para a literatura contemporânea, proporcionando um ambiente para troca de conhecimento e o diálogo sobre a produção literária da região.
Um destaque da II FLAMA é a exposição de livros, que prioriza a produção de autores e artistas independentes regionais e outros profissionais da cadeia do livro local. “Essa é uma oportunidade única para os visitantes explorarem e adquirirem obras literárias diretamente dos próprios escritores, contribuindo assim para o fortalecimento da literatura local”, afirma a organização.
A parceria com a Biblioteca Pública do Amazonas para a realização da FLAMA reforça o compromisso do evento em promover o acesso à leitura e valorizar espaços culturais significativos.
A programação é alusiva ao dia do Escritor, celebrado no dia 25 de julho. Confira a programação completa:
SEXTA-FEIRA (28/07)
18h às 19h30 – Abertura do evento: Bate-papo com o autor Márcio Souza, mediado pela professora Cássia Nascimento.
SÁBADO (29/07)
14h – Abertura da feira
15h às 16h30- “Palavras fantásticas: oficina para jovens escritores”, com Leila Plácido e Jefter Haad.
17h às 18h – Oficina de podcasts, com Dante Sabóia
18h30 às 19h30 – Mesa redonda: Literatura amazônica na escola. Valéria Lima, professora Hellen Picanço e escritor Adoneles Monteiro. Mediador: Jefter Haad.
DOMINGO (30/07)
14h – Abertura da feira
14h30 às 15h30 – Oficina de aquarela (Peace).
16h às 17h30– Mesa redonda de ilustradores: Amazônia de muitas cores. Convidados: Larissa Ouvídio, Malu Menezes, Yan Bentes. Mediador: Leila Plácido.
18h – Encerramento: Mesa redonda de escritores: Selva de pedra: a narrativa urbana amazônida. Convidados: Felipe Cavalcante, Aritana, Marcia Antonelli. Mediador: Jan Santos.