Os projetos do artista geralmente são uma resposta à uma situação social ou uma reação ao que está acontecendo ao nosso redor.
Quem foi ao Centro Histórico de Manaus (AM) e passou pelo Largo de São Sebastião neste sábado (4) se deparou com uma imensa instalação de “ovos fritos” no chão. A atração inusitada faz parte da exposição intitulada ‘Eggcident‘, instalação do artista holandês Henk Hofstra.
“Uma das coisas mais importantes da vida é o começo. Quase toda a vida começa com um ovo”, justifica. Mas a instalação tem outro teor: chamar a atenção para o aquecimento global. Os ovos gigantes estalados e prontos para serem fritos estão na panela que chamamos de “planeta”.
O artista realiza diversos projetos em locais públicos em todo o mundo, geralmente como forma de se manifestar e fazer refletir sobre as situações mais diversas, como as mudanças climáticas e suas consequências.
“Uma das coisas mais importantes da vida é o começo. Quase toda a vida começa com um ovo. Quando não tivermos respeito pela vida, o mundo terminará como um grande ovo quebrado, estalado e pronto para ser frito”,
pontua Henk Hofstra, no site da Virada Sustentável.
Sobre a Virada Sustentável
A instalação artística faz parte da programação da Virada Sustentável. Considerada o maior evento de sustentabilidade da América Latina, esta edição, realizada entre os dias 4 e 5 de novembro, reúne mais de 70 atividades gratuitas em nove bairros da cidade, incluindo exposições, oficinas, palestras, brincadeiras e ações socioambientais, com o objetivo de promover a conservação do meio ambiente e do bioma amazônico.
A Virada Sustentável é um movimento de articulação entre pessoas, grupos e instituições, que têm em comum o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
A concepção temática do festival é baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de Manaus, a mobilização ocorre em São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Campinas.
Confira a programação completa AQUI.