‘Desde cedo’: Rapper Ian Lecter lança videoclipe com elementos da infância

Faixa inédita do rapper amazonense é lançada nesta quinta-feira (25)

Conhecido pela alcunha de “o mais escuro do Norte” o rapper e compositor Ian Lecter lança nesta quinta-feira (25) o videoclipe da música “Desde Cedo”, uma faixa inédita do rapper amazonense que acompanha um videoclipe pincelado com diversas linguagens da arte contemporânea e urbana.

A maquiagem artística de Natália Almeida, a fotografia de Isa Hansen e a arte plástica de Vank Primata são destaques neste que é um lançamento essencial para a atual e futuras gerações de jovens que buscam no rap e na criatividade não apenas fonte de renda mas também a potência de sua expressão e expansão dela para outros centros urbanos.

Foto: Divulgação

Galeroso manauara

Presente em toda periferia, o arquétipo do galeroso manauara ganha na figura de Ian Lecter representatividade artística inédita no rap nacional. A alcunha de “O mais escuro do Norte” dada a ele evidencia também a responsabilidade de um artista que tem suas raízes fincadas também no bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.

Em cada região brasileira o galeroso ganha um adjetivo diferente: no Rio de Janeiro, são os ‘crias’ nas favelas. É importante evidenciar que ser um galeroso é uma forma de ser e estar no mundo. Ian e sua música mostram que eles não precisam estar atrelados ao crime e a marginalidade, já que essa vivência influencia sua música e da possibilidade de construir trajetórias de um galeroso que contribui para arte local, evidenciando a cultura como instrumento de mudança na percepção de si mesmo que muitos garotos aprendem nas favelas.

“Em 2019 teve uma chacina que chocou o bairro, foi a cerca de 100 metros da minha casa e isso aconteceu enquanto eu saia pra fazer show, pessoas que vi crescer bem próximo de mim, também vi indo embora dessa forma”, lembra o artista se referindo a uma chacina que matou cinco integrantes de uma mesma família. A capital amazonense é a terceira do Brasil em número de homicídios, segundo o Ministério da Justiça.

“Esse é um dos pontos que me deixa inquieto e me faz querer traçar uma perspectiva diferente, encontro isso na arte, a possibilidade que meu irmão via no esporte, por exemplo”, a música Desde Cedo, de Ian Lecter, fala também sobre suas perdas familiares, que iniciaram com a morte precoce de seu irmão e em seguida de sua mãe, acontecimentos que acompanham o artista e sua visão de mundo, que é retratada em suas canções.

Há alguns meses Ian viajou para uma temporada na maior capital da América Latina, em São Paulo, se dedica a expansão de sua música e estratégias de conexões profissionais, nesta busca encontra a maturidade lírica que é nitidamente alcançada em “Desde Cedo”.

Realidade na pandemia

O recurso utilizado para produção e distribuição do clipe de “Desde Cedo” veio através da lei emergencial de cultura Aldir Blanc, uma política pública alcançada pelas classes artísticas do Brasil para garantir renda aos artistas que ficaram com as possibilidades de trabalho extremamente reduzidas por conta da pandemia.

O acesso de Ian ao recurso diz bastante sobre as condições a que estão sujeitos artistas de origem “galerosa” que buscam acessar verba pública para fazer uma arte plural e que interessa a um público que não tem acesso a cultura e lazer que dialoguem com sua realidade.

“Inscrevi o projeto desse clipe sabendo da potência que ele tinha, mas as condições eram estas: tela do celular trincada, não tenho computador ou notebook então a ideia precisava estar muito bem definida”, conta Ian sobre a concepção do clipe de “Desde Cedo”.

A utilização das ferramentas digitais para benefício de sua obra fez o rapper encontrar nomes como Vank Primata, que assina a arte plástica que é uma das protagonistas visuais do videoclipe. “Em Manaus os artistas produzem com muita garra, são trabalhos lindos e o futuro que eu vislumbro pra toda nossa cena é que cada vez mais os artistas de periferia consigam agregar outras linguagens em seus videoclipes e assim fortalecer toda uma cadeia de pessoas que vivem e se destacam por sua criatividade”, explica Ian que contratou onze profissionais para o lançamento entre profissionais de vídeo, áudio, maquiagem, artes plásticas e comunicação.

A Ficha Técnica conta com Lucas Negrelli na direção do videoclipe. Lucas também esteve na concepção do roteiro juntamente com Ian Lecter e Joaquim Macruz, que assina direção, finalização e colorização. Sérgio Estranho, Rodrigo Trinca e Marcos de Paula foram responsáveis pela iluminação.

Já a faixa, “Desde Cedo”, é uma composição de Ian Lecter com produção musical de Italo Rvls e Saulo Limongi, que também assina mixagem e masterização. A captação aconteceu no Rancho Montgomer. Na pós-produção, Douglas de Nóbrega foi responsável pelas mídias digitais. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fundação Rede Amazônica retoma atividades em 2025

A Fundação Rede Amazônica inicia o novo ano com energia renovada, retomando suas atividades após o recesso de fim...

Leia também

Publicidade