Manaus 30º • Nublado
Segunda, 18 Outubro 2021

Comunitários narram cotidiano na Reserva Puranga Conquista em documentário “Ouviram da Puranga”

Produzir um registro audiovisual com relatos de lideranças indígenas e ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista, em Manaus, é a proposta do documentário 'Ouviram da Puranga - Histórias da Reserva Puranga Conquista'.

Contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, o documentário produzido por Patrícia Borges e Agenor Vasconcelos traz depoimentos de representantes dos povos tradicionais e ribeirinhos para mostrar como se relacionam com os recursos naturais que os cercam. Traz a proposta de promover visibilidade identitária e cultural dos personagens e mostrar projetos de conscientização ambiental desenvolvidos na RDS Puranga Conquista.

Raimundo Leite, presidente da Associação de Povos e Comunidades Tradicionais (APC) da Reserva; Ádila Mattos, gestora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, as lideranças indígenas Waldemir da Silva (comunidade Três Unidos) e José Pancrácio (Aldeia Nova Esperança) são alguns dos nomes que participam da produção.

O trabalho dos Agentes Ambientais Voluntários (AAVs), desenvolvido pelos comunitários em parceria com a Sema e a linha de cosméticos Yara Amazonas produzida por Elisângela Borges, Maria de Lourdes Souza e Damaris Gois também são abordados na produção.

Com pouco mais de seis anos de criação, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada em Manaus, tem uma história de vitórias vividas por comunidades indígenas das etnias baré e kambeba e comunidades ribeirinhas que residem na localização há mais de 20 anos. São 15 as comunidades beneficiadas com a RDS: Deus Proverá, Tatulandia, Caioé, Baixote, Araras, Bela Vista, Santa Maria, Terra Preta, Vila Nova do Chita, Pagodão, e Barreirinha, Boa Esperança, Nova Esperança,São Francisco do Solimõeszinho Nova Canaã. A comunidade Três Unidos não está inserida na Reserva, mas participa em conjunto das atividades desenvolvidas. 

"Para ouvir histórias de resistência das lideranças e conhecer atividades e projetos de desenvolvimento sustentável na Puranga Conquista, visitamos as comunidades Bela Vista do Jaraqui, Três Unidos e Nova Esperança. Queremos ouvir uma parte da cidade que pode nos inspirar a tornar a área urbana menos predatória e a estar mais perto da natureza" diz a produtora Patrícia Borges.

O aprendizado e a articulação em rede entre comunidades são destaque na experiência vivida durante a produção. "Sou manauara, nasci e cresci em Manaus e, aos 32 anos, percebo que grande parte dos manauaras se distancia da natureza. Nos afundamos cada vez mais em um ritmo desenfreado de consumo, produção, exibicionismo na internet. Foi a primeira vez que visitei a Reserva, aprendi muito com os comunitários e me impactei positivamente com a forma como se articulam em rede, vivem de forma mais coletiva, o contrário de nós da área urbana, cada vez mais individualistas", pontua a produtora.

Serviço: 

Live de Lançamento documentário "Ouviram da Puranga - Histórias da Reserva Puranga Conquista"
QUANDO: Domingo, 27/12 às 19h

ONDE: Youtube Kariwa Bacana - https://bit.ly/2LYArB1 

Veja mais notícias sobre CulturaArteAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 18 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/