Manaus 30º • Nublado
Terça, 05 Março 2024

Círio de Nazaré e a força da fé: veja momentos da celebração em Belém e Macapá

Foto: Amarilis Mariza/Agência Belém

Na Região Norte, o Pará e o Amapá celebram o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira da Amazônia, a maior celebração católica brasileira. Com o tema 'Maria, cheia de graça, missionária da vida e da fé!', o Círio de Nazaré no Amapá foi transmitido pela primeira vez pelo canal Amazon Sat neste 8 de outubro de 2023. Em sua 89ª edição, a transmissão é parte do projeto 'Círio na Rede', da Fundação Rede Amazônica (FRAM).

A transmissão começou pela celebração em Macapá (AP). Antes da missa tão esperada, a manifestação religiosa teve início em 6 de outubro com a Romaria dos Rodoviários, seguiu com as romarias Fluvial e dos Motociclistas no dia 7, e ainda terá: Romaria das crianças, dia 12; Romaria da juventude, dia 14; e eventos como a Festa Social, no dia 15, e o Recírio, no dia 16.

Uma multidão acompanhou a missa na manhã deste domingo, que ocorreu primeira vez no Santuário de Fátima. Em seu discurso, o Bispo Dom Pedro José Conti alertou sobre a situação da seca na Amazônia e que é responsabilidade de todos. "Que o exemplo de Maria, a alegria de estar no Círio seja um momento de coragem, de missão [...] sejamos nós missionários de uma vida nova e mais fraterna", pediu.

Após a santa missa, os fieis seguiram por quatro quilômetros em procissão, por oito avenidas, até a Igreja Matriz São José, levando os 150 metros de corda no entorno da berlinda que transporta a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por Macapá. 

Círio de Nazaré em Belém 

Padroeira dos paraenses e rainha da Amazônia: a festa católica celebra em Belém a 231ª procissão em honra à mãe de Jesus CristoOs festejos começaram na terça-feira (3), com a chegada dos peregrinos.

O projeto Círio na Rede também é realizado na capital paraense e o Amazon Sat transmitiu um programa especial em conjunto com a CBN Amazônia Belém. 
Foto: Reprodução/Amazon Sat
Emoção, devoção e fé marcaram as procissões que representam o auge da festa cristã. Em Belém, uma nova corda, feita no Estado de forma inédita, é uma das atrações que mais chamam a atenção dos curiosos e celebra a fé dos promesseiros. A berlinda passando com a imagem da rainha da Amazônia entre a multidão mostrou a força, mais uma vez, dos fieis.

A prefeitura de Belém decretou ponto facultativo na segunda-feira (9), dia seguinte à procissão, para o funcionamento dos órgãos municipais, mas os serviços essenciais à população serão mantidos.

'Círio na Rede'

A transmissão faz parte do projeto 'Círio na Rede', encabeçado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), braço institucional do Grupo Rede Amazônica que atua há 38 anos com os objetivos de capacitar pessoas, articular parcerias, desenvolver projetos e programas que contribuem para a proteção e desenvolvimento da Amazônia.

A diretora administrativa da FRAM, Marcya Lira, comenta como é importante apoiar eventos como este na Amazônia: "A Fundação apoia festejos populares e entende a forma como a população na Amazônia representa sua fé através de tradicionais festas religiosas como é o caso do Círio. Diante disso e visando ampliar o alcance das ações dos festejos, a Fundação se coloca como um fomentador desta tradição apoiando e mediando ações que possam trazer ainda mais orgulho e alegria aos fiéis presentes no cortejo ou que possam assistir pelos canais do Grupo Rede Amazônica".

Arrecadação de alimentos

Como forma de incentivar e fortalecer o compromisso com a solidariedade, no dia 7 de Outubro, de 8h às 21h (horário local de Macapá) uma força-tarefa será realizada para arrecadação de alimentos que serão destinados à instituições sociais da região. A ação da FRAM tem o auxílio da Diocese de Macapá e apoio logístico do Exército Brasileiro, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e a Startup Água Colaborativa.

O local de coleta é o Santuário Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Cora de Carvalho, n° 2407, no Bairro Santa Rita, em Macapá.

Acessibilidade

Uma das ações do 'Círio na Rede' é o compromisso com a inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência, por meio da reserva de lugares cativos para PCD durante a cerimônia religiosa do Círio de Nazaré.

Coleta de Resíduos Sólidos

A FRAM, em parceria com a Prefeitura de Macapá e a Startup 'Água Colaborativa' realizará, durante todo o percurso do círio, uma ação de coleta para garantir a destinação correta do volume de resíduos gerados ao longo do evento.

Campanha Educativa & ODS 2: Erradicação da Fome

Segundo a diretora institucional da FRAM, Mariane Cavalcante, uma das contrapartidas em relação ao projeto tem a ver com a produção de uma campanha educativa sobre a importância da cultura de doação. Este ano será sobre a arrecadação de alimentos para serem distribuídos para instituições sociais. Essa iniciativa está relacionada com o compromisso da Fundação em relação aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente com o ODS 2 que diz respeito à erradicação da fome.

Apoio

O projeto 'Círio na Rede' é uma realização da Fundação Rede Amazônica (FRAM) e conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, Diocese de Macapá, Águas da Amazônia, Startup Água Colaborativa e apoio logístico do Exército Brasileiro, por meio da 22ª Brigada de Infantaria de Selva. 

Veja mais notícias sobre CulturaEspecial Publicitário.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/