A exposição permanente foi montada na Galeria do Largo, em Manaus.
Além disso, as áreas da cidade fictícia são bem definidas, com semáforos nas ruas, praças, pontes, calçadas e calçadões, além de um túnel próprio. A maquete também representa as quatro estações e é visivelmente dividida em setores organizacionais de uma sociedade.
O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que a manifestação artística da maquete criada por Mário Ypiranga, que também era historiador, é um dos pilares para a preservação do patrimônio artístico no Amazonas.
“Essa obra foi adquirida pelo Governo do Amazonas em 2006. Cuidar dela nos tempos de hoje é reviver a memória artística de Mário Ypiranga, que fez uma bela homenagem à sua esposa por meio desta maquete. Isso é essencial para a preservação da cultura do nosso Estado”,
afirma Apolo.
Inspiração
A obra também pode ser considerada uma alegoria ao amor que o poeta sentia por sua esposa, Ana dos Anjos Monteiro, a qual exercia grande influência em suas criações artísticas e que é a “Anita” que dá nome à cidade miniatura.
Serviço
A exposição está no segundo andar da Galeria do Largo, no Centro, na Rua Costa Azevedo, n°290. O espaço cultural funciona de terça a domingo de 15h às 20h. Telefone: (92) 3631-4786